“PINÓQUIO ÀS AVESSAS”: UMA CRÍTICA AO MODELO DE EDUCAÇÃO TRADICIONAL

Autores

  • MARIA GILNÁRIA GOMES MELO SILVA UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Resumo

O presente estudo é uma resenha do livro “Pinóquio às avessas” do escritor brasileiro Rubem Alves. O conto Faz uma releitura de Pinóquio, clássico livro do autor italiano Carlo Collodi. Destarte, na versão do escritor mineiro, o conto tece uma crítica ao modelo tradicional de ensino, que considera o conteúdo indispensável para moldar o aluno, tendo o professor como o centro do processo educativo, reduzindo o educando a mero receptor de conteúdo. Assim, a história é dedicada ao público infantil, todavia, sua reflexão contempla pais e professores para preservar na criança a busca pela descoberta, criatividade e pensamento crítico. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

MARIA GILNÁRIA GOMES MELO SILVA, UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Foi aluna especial da disciplina "Formação do Leitor e Ensino de Literatura" do Programa de Pós-Graduação em Ensino - PPGE (UERN/Pau dos Ferros). Cursou Especialização em Educação Especial e Educação Inclusiva: da Educação Infantil à Universidade pela Universidade Estácio de Sá (2022). Licenciou-se em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN/Patu (2021). Foi Residente Bolsista da CAPES no Programa Residência Pedagógica - RP/PEDAGOGIA (2020/2021). Integrante Bolsista CAPES no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/PEDAGOGIA (2018/2020).

Downloads

Publicado

2024-09-18