EDUCAÇÃO LITERÁRIA: PERSPECTIVAS SOBRE A MEDIAÇÃO DE LEITURA NA ESCOLA

Autores

  • MARIA GILNÁRIA GOMES MELO SILVA UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Diana Maria Leite Lopes Saldanha UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Resumo

Este estudo é fruto de uma atividade prática proposta na disciplina “Formação do Leitor e Ensino de Literatura” do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, campus de Pau dos Ferros (CAPF), durante o semestre 2023.2. Foi desenvolvida uma sessão de leitura na turma do 6º ano do Ensino Fundamental em uma Escola Municipal, localizada no município de Patu/RN. O planejamento da mediação da leitura literária foi norteado pela discussão teórica da obra “Ler e ensinar: contar e dizer histórias” das autoras Souza, Silva e Motoyama, (2020). O livro literário escolhido para ser narrado em sala de aula foi “Com que roupa irei para a festa do rei? do escritor Tino Freitas e ilustrações de Ionit Zilberman. A proposta prática da sessão de leitura foi traçada para fomentar o reconhecimento da importância da leitura literária pelos alunos, com foco no leitor/ouvinte participativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

MARIA GILNÁRIA GOMES MELO SILVA, UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Foi aluna especial da disciplina "Formação do Leitor e Ensino de Literatura" do Programa de Pós-Graduação em Ensino - PPGE (UERN/Pau dos Ferros). Cursou Especialização em Educação Especial e Educação Inclusiva: da Educação Infantil à Universidade pela Universidade Estácio de Sá (2022). Licenciou-se em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN/Patu (2021). Foi Residente Bolsista da CAPES no Programa Residência Pedagógica - RP/PEDAGOGIA (2020/2021). Integrante Bolsista CAPES no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/PEDAGOGIA (2018/2020).

Diana Maria Leite Lopes Saldanha, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Professora do Departamento de Educação e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. E-mail: dianalopes@uern.br.

Downloads

Publicado

2024-09-17