ALFABETIZAR LETRANDO: REFLEXÕES CONTRUÍDAS A PARTIR DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Resumo
O presente relato é fruto de uma experiência vivenciada durante a participação no subprojeto Alfabetização do programa Residência Pedagógica do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançado de Patu, durante o período de novembro de 2020 a abril de 2021. Este relato de experiência esta pautado em reflexões construídas a partir das discursões dos textos, planejamentos e encontros formativos realizados semanalmente entre os residentes, as professoras preceptoras e a docente orientadora do subprojeto. É relevante frisar que os debates atuais sobre alfabetização e letramento no cenário educacional, apontarem para a necessidade do professor da Educação Básica construir um olhar mais sensível em relação ao seu fazer pedagógico, para buscar resignificar a sua atuação na Escola Pública. É mister que, a mediação pedagógica esteja constantemente em processo de ampliação e aperfeiçoamento para contribuir com o desenvolvimento das aprendizagens daqueles alunos em processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental.