ALFABETIZAR LETRANDO: REFLEXÕES CONTRUÍDAS A PARTIR DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Autores

  • MARIA GILNÁRIA GOMES MELO SILVA UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Resumo

O presente relato é fruto de uma experiência vivenciada durante a participação no subprojeto Alfabetização do programa Residência Pedagógica do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançado de Patu, durante o período de novembro de 2020 a abril de 2021. Este relato de experiência esta pautado em reflexões construídas a partir das discursões dos textos, planejamentos e encontros formativos realizados semanalmente entre os residentes, as professoras preceptoras e a docente orientadora do subprojeto. É relevante frisar que os debates atuais sobre alfabetização e letramento no cenário educacional, apontarem para a necessidade do professor da Educação Básica construir um olhar mais sensível em relação ao seu fazer pedagógico, para buscar resignificar a sua atuação na Escola Pública. É mister que, a mediação pedagógica esteja constantemente em processo de ampliação e aperfeiçoamento para contribuir com o desenvolvimento das aprendizagens daqueles alunos em processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

MARIA GILNÁRIA GOMES MELO SILVA, UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Foi aluna especial da disciplina "Formação do Leitor e Ensino de Literatura" do Programa de Pós-Graduação em Ensino - PPGE (UERN/Pau dos Ferros). Cursou Especialização em Educação Especial e Educação Inclusiva: da Educação Infantil à Universidade pela Universidade Estácio de Sá (2022). Licenciou-se em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN/Patu (2021). Foi Residente Bolsista da CAPES no Programa Residência Pedagógica - RP/PEDAGOGIA (2020/2021). Integrante Bolsista CAPES no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/PEDAGOGIA (2018/2020).

Downloads

Publicado

2025-04-22