A PRÁTICA DA INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

  • Cleanto Fernandes de Souza Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Jesiel Everson Alves Ribeiro Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Larissa da Silva Ferreira Alves Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Ensino de Geografia, PIBID

Resumo

A interdisciplinaridade surge como uma das respostas à necessidade do conhecimento formal conciliar conceitos pertencentes í s diversas áreas dos saberes. No processo de ensino-aprendizagem em Geografia, juntamente aos saberes geográfico podem-se trabalhar conteúdos de história, literatura e demais áreas, devido à amplitude de conhecimentos necessários ao entendimento do espaço geográfico. Destarte, a interdisciplinaridade é competência importante dentro da metodologia para o desempenho da construção de conhecimentos para a ampliação da visão de mundo do alunado. Pensando assim, o presente artigo busca abordar as contribuições e experiências do PIBID Interdisciplinar (UERN/CAPES) para a construção do discente de geografia e demais cursos superiores que estão inseridos nessa proposta, que tem como caracterí­stica a união de conhecimentos a partir das experiências e construtos acadêmicos de cada discente em seu campo de ação. Para tanto, faz-se a relação Interdisciplinaridade e a Ciência Geográfica, abordando seu conceito e aspecto histórico, bem como mostrando a experiência na participação do subprojeto PIBID interdisciplinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FAZENDA, I. C. A Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade na formação de professores. Revista do Centro de Educação e Letras da Unioeste, Foz do Iguaçu, v.10, n.1, p.93-103, 2008.

GARRUTI, E, A.; SANTOS, S, R. A interdisciplinaridade como forma de superar a fragmentação do conhecimento. Revista de Iniciação Cientí­fica, FFC – Campus de Marí­lia – São Paulo, v.4, n.2, p.1-11, 2004.

JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. São Paulo: Imago, 1976.

MORIN, E. A cabeça bem feita: repensar a reforma, repensar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

Downloads

Publicado

30-06-2014

Como Citar

SOUZA, C. F. de .; RIBEIRO, J. E. A. .; ALVES, L. da S. F. . A PRÁTICA DA INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE GEOGRAFIA. Revista Geotemas, Pau dos Ferros, v. 4, n. 1, p. 63–69, 2014. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/610. Acesso em: 3 jul. 2024.