PERFIL CONCEITUAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS

estado do conhecimento

Autores

  • Maria das Dores Messias de Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN
  • Marcelo Nunes Coelho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Resumo

O texto trata de uma revisão bibliográfica com objetivo de levantar e conhecer os estudos desenvolvidos sobre o perfil conceitual relacionados aos estudantes de ní­vel fundamental, médio e superior no contexto das pós-graduações brasileiras. É importante ressaltar que foram consultadas pesquisas relacionadas ao ensino de ciências, em especial as desenvolvidas na área de Fí­sica. Este trabalho foi desenvolvido com base no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ní­vel Superior - CAPES, sem recorte temporal definido e foram incluí­dos somente teses e dissertações que relatam estudos realizados em sala de aula. Nossos resultados revelam que o referencial teórico do perfil conceitual tem se mostrado emergente com número crescente de trabalhos a partir dos anos 2000. Permitem observar também uma concentração significativa de pesquisas na região Nordeste e uma carência notável na região Norte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria das Dores Messias de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Mestranda em Ensino do Programa de Pós-graduação em Ensino (POSENSINO - UERN/UFERSA/IFRN). 

Marcelo Nunes Coelho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Possui licenciatura em Fí­sica, mestrado em Fí­sica e doutorado em Fí­sica pela Universidade Federal do Ceará.  Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte e do Programa de Pós-graduação em Ensino – POSENSINO (associação ampla entre a UERN, UFERSA e IFRN).

Downloads

Publicado

2021-12-15

Como Citar

Maria das Dores Messias de Sousa, & Marcelo Nunes Coelho. (2021). PERFIL CONCEITUAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS: estado do conhecimento. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 7(24). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3645

Edição

Seção

Artigos