DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO FUNDAMENTAL: um estudo de caso de duas escolas de fortaleza Karla

Autores

  • Karla Colares Vasconcelos
  • Francisca Karla Botão Aranha
  • Tereza Maria da Silva Ferreira
  • José Gerardo Vasconcelos

Palavras-chave:

Práticas Educativas, Fenômenos Educativos, Educação Básica, Construtivismo

Resumo

O presente artigo tem como objetivo de apresentar duas escolas da cidade de Fortaleza que trabalham com construtivismo e têm como proposta de educação uma didática em que o foco está o estí­mulo a criatividade, a interação e ação do educando participativo no ensino e aprendizagem. A pesquisa qualitativa foi a nossa base para o estudo, tendo como metodologia usada o estudo de caso, que de acordo com Yin (2005) contribui para compreender o fenômeno de acordo com uma atividade relacionada. Apresentar a história das instituições de ensino pesquisada é uma forma de mostrar o cenário e o contexto social em que encontramos, assim, como situar o leitor. Neste trabalho, foi apresentado como atividade de conclusão da disciplina Proposta Pedagógica e Prática de Educação Infantil, em que relatamos as visitas realizadas à Escola Creche Vila e a Escola Espaço Vida, procurando relacionar os conhecimentos adquiridos por ocasião das visitas aos textos estudados durante a disciplina. Como referencial teórico, discutimos os autores em enfocam a necessidade Angotti, Frobel, Freinet, Formosinho, Kishimoto e Pinazza. A pesquisa tem relevância para o Ensino Médio, pois conhecendo as práticas de ensino no fenômeno educativo, independente de que ní­vel escolar se pode compreender o processo que ocorre na aquisição do conhecimento.

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Publicado

2020-02-04

Como Citar

Karla Colares Vasconcelos, Francisca Karla Botão Aranha, Tereza Maria da Silva Ferreira, & José Gerardo Vasconcelos. (2020). DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO FUNDAMENTAL: um estudo de caso de duas escolas de fortaleza Karla. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 1(1). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/455