GEOTECNOLOGIA APLICADA AO MAPEAMENTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO ARQUITETÔNICO: UM ESTUDO DE MONTES CLAROS/MG
Palavras-chave:
Patrimônio histórico, Centro histórico, Geotecnologias, Montes ClarosResumo
Os movimentos migratórios que aconteceram no Brasil, desde a sua formação socioterritorial e acentuados após o século XIX, mudaram a organização populacional nas cidades, transformando a sua dinâmica, estrutura e morfologia. Em Montes Claros/MG, o processo de urbanização da cidade a partir da industrialização viabilizado por incentivos governamentais ocasionou um deslocamento populacional do núcleo central para as periferias, notadamente após a década de 1970, transformando o espaço urbano. Considerando tais transformações, esse artigo analisa o patrimônio histórico material que compõe o centro antigo da cidade, identifica e cataloga as edificações de acordo com a classificação presente na legislação de proteção, Inventário e/ou Tombamento procedendo com o mapeamento através do software de geotecnologia ArcGIS. A aplicação das técnicas de geoprocessamento foi fundamental para a análise e compreensão da história da memória da cidade. Constatou-se uma mudança significativa acerca das edificações históricas verificadas, sendo muitas substituídas por novas construções dotadas de novos usos, sobretudo comercial. Observou-se que algumas edificações históricas foram tombadas, recuperadas e destinadas a novos usos de caráter cultural, como o casarão da antiga Faculdade de Filosofia (FAFIL), que hoje abriga o Museu Regional. Todavia, outras edificações de valor arquitetônico e histórico não possuem tombamento, mas, registra-se aqui que tal processo é de grande importância para a cidade.
Downloads
Referências
ALVES, G. da A. Transformações e resistências nos centros urbanos. In: ALVAREZ, I. P.; CARLOS, A. F. A.; VOLOCHKO, D. (Org.). A cidade como negócio. São Paulo: Editora Contexto, 2015. P.143-154.
BAENINGER, R. (Org.). População e Cidades: subsídios para o planejamento e para as políticas sociais. Campinas: Núcleo de Estudos de População-Nepo/Unicamp; Brasília: UNFPA, 2010.
BATISTA, R. P. Segregação socioespacial e a paisagem urbana: um estudo da cidade de Montes Claros – MG. 2017. 131 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes, Programa de Pós-Graduação em Geografia/PPGEO, 2017.
BURDA, N. A. Geotecnologias Aplicadas í Gestão do Patrimônio Cultural na Cidade da Lapa (PR): construção do Atlas Digital do Patrimônio Arquitetônico. 2009. Dissertação (Mestrado em Gestão do Território) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa.
BURDA, N. A. MARTINELLI, M. "Cartografia e patrimônio arquitetônico: a elaboração do atlas eletrônico do sítio histórico urbano da Lapa (PR)". Revista Ambiência Guarapuava (PR) v.8 Ed, Especial- I p. 775-792. Novembro, 2012.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 2016.
CANAN, L. F. Leitura da Paisagem Urbana da Cidade de Montes Claros: Análise das Transformações do "Coração do Núcleo Urbano". 2014. Dissertação (Mestrado em Geografia-Tratamento da Informação Espacial) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
COSTA, E. B. "Refuncionalização de patrimônio cultural e a nova racionalidade da organização sócio espacial em núcleos urbanos tombados". Estudos Geográficos (Unesp), Rio Claro.p.53-73, 2008.
DEMO, P. Pesquisa Qualitativa: em busca do equilíbrio entre forma e conteúdo. Revista Latino Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, abr. 1998, v.6, n.2, pp.89-104.
FRANÇA, I. S. de. A cidade Média e suas Centralidades: o exemplo de Montes Claros no Norte de Minas Gerais. 2007. Dissertação (Mestrado em Geografia). Universidade Federal de Uberlândia.
FRANÇA, I. S. de. Aglomeração urbana descontínua de Montes Claros-MG: novas configurações socioespaciais. 2012. Tese (Doutorado em Geografia) - Instituto de Geografia-Universidade Federal de Uberlândia-MG.
FRANÇA, I. S. de.; ALMEIDA, M. I. S. de.; OLIVEIRA, R. dos S. Dinâmica imobiliária em cidades médias: a expansão dos empreendimentos horizontais em Montes Claros/MG. Geo UERJ. Rio de Janeiro - Ano 16, nº. 25, v. 1, p.19-38, 2014.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Estimativa Populacional. Rio de Janeiro, Julho, 2020.
IPAC/MOC/MG- Inventário de Proteção do Acervo Cultural de Minas Gerais. Montes Claros- Minas Gerais, 1985.
LEITE, M. E. Geoprocessamento aplicado ao estudo do espaço urbano: o caso da cidade Montes Claros-MG. 2006. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia.
LEITE, M. E.; PEREIRA, A. M.; NOBRE, B. A.; MARTIN, A. S. "Monitoramento da dinâmica no uso do solo urbano de Montes Claros/MG por imagens de alta resolução espacial". Caminhos de Geografia (UFU), 2014, v. 15, n. 51, p. 172-180.
MAIA, D. S. De cidades Tradicionais a Centro Históricos: O núcleo original e o centro histórico das cidades médias brasileiras. In: As cidades Médias ou Intermédiárias em num mundo Globalizado. 2015.
MONTES CLAROS, Lei Nº 3031, de 06 de julho DE 2002. Dispõe sobre normas de uso e ocupação do solo no Município de Montes Claros e dá outras providências. Montes Claros: Prefeitura Municipal, 2002. Acesso em: 01 de março de 2020. Disponível em: <https://leismunicipais.com.br/a/mg/m/montes-claros/lei-ordinaria/2002/304/3031/leiordinaria-n-3031-2002-dispoe-sobre-normas-de-uso-e-ocupacao-do-solo-no-municipio-demontes-claros-e-da-outras-providencias>
MONTES CLAROS, Lei Nº 4.198, de 23 de dezembro 2009. Dispõe sobre o uso e ocupação do solo no município de Montes Claros e dá outras providências. Montes Claros: Prefeitura Municipal, 2009.
MONASTIRSKY, L. B. "Espaço Urbano: Memória Social e Patrimônio Cultural". Revista Terra Plural, Ponta Grossa, v.3, n.2, p. 323-334, jul./dez. 2009.
MOURA, A. C. M. Geotecnologias na Intervenção da paisagem e gestão do patrimônio Cultural. Anais -II Simpósio Brasileiro de ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação. Recife-PE, 2008.
RABELO, S. "O tombamento". In: REZENDE, M. B.; GRIECO, B.; TEIXEIRA, L.; THOMPSON, A. (Orgs.). Dicionário IPHAN de Patrimônio Cultural. 1. ed. Rio de Janeiro, Brasília: IPHAN/DAF/Copedoc, 2016.
SANTOS, M. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. 4. ed. 5. reimp. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009.
SCIFONI, S. Cultura e problemática urbana. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri; (Org.). A crise urbana. São Paulo: Editora Contexto, 2018. p.129-142.
SPOSITO, M. E. B. Capitalismo e Urbanização. 8 ed. São Paulo: Editora Contexto, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Geotemas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que submeterem seus manuscritos para a Geotemas declaram que o trabalho trata-se de artigo original, não tendo sido submetido para publicação, na íntegra ou em parte, em outro periódico científico nacional ou internacional ou em outro veículo de circulação. Os autores declaram também que concordam com a transferência dos direitos autorais do referido artigo para a revista Geotemas (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), permitindo publicações posteriores, desde que seja assegurada a fonte de sua publicação. Assumem, por fim, a responsabilidade pública pelo artigo, estando cientes de que poderão incidir sobre os mesmos os eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do trabalho.