ANÁLISE DO ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE PORTALEGRE - RN
Palavras-chave:
Ensino, Ensino Fundamental, Geografia EscolarResumo
O ensino na forma de instrução auxilia na aprendizagem, que faz manifestar as habilidades e competências do aluno e, consequentemente aperfeiçoá-las. Portanto, pensando na formação do aluno a Geografia escolar apresenta sua contribuição, a qual trabalha na perspectiva de que o indivíduo se perceba nas ações transformadoras do meio, tendo a desenvoltura de refletir, opinar, e dessa forma interagir na realidade da sua comunidade. O presente artigo aborda o ensino de Geografia no Ensino Fundamental do 6º ao 9ª ano, resultado de uma pesquisa nas escolas municipais e estadual no município de Portalegre – RN, o qual se encontra apoiado em autores como: Callai, (1999), Carlos, (2004), Kaercher, (2007), Pontuschka, (2007) Oliveira (2006), Souza, (2002), entre outros, que nos oferecem subsídios teóricos dentro da temática. A princípio é realizado um breve histórico da Geografia enquanto ciência e sua institucionalização no contexto escolar, destacando a inserção da mesma no ensino obrigatório e suas trajetórias no Brasil, fazendo uma reflexão sobre esses momentos, por apresentar diferenciações no seu sistema de ensino, indo de acordo com a conjuntura do país. Após essa breve contextualização, analisamos a disciplina no Ensino Fundamental e os dados coletados, fazendo considerações concisas, perante as informações apresentadas por alunos e professores, a fim de refletir e contribuir na melhoria do ensino de Geografia, no intuito do despertar para um repensar na disciplina Geografia no Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano e contribuindo verdadeiramente para a construção da cidadania dos alunos, visando sua ativa participação na sociedade.
Downloads
Referências
ANTUNES, C. (Org.). Geografia e Didática. Petropólis, RJ: Vozes, 2010.
BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica Parâmetros curriculares nacionais: ensino fundamental. Brasília: MEC/SEMTEC, 2001.
CALLAI, H. C. A Formação do profissional da geografia. Unijuí: Rio Grande do Sul, 1999.
CARLOS, A.F. A. (Org.). A Geografia na sala de aula. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2004.
KAERCHER, N. A. A geografia escolar: gigante de pés de barro, comendo pastel de vento num Fast Food? Terra Livre: Presidente Prudente. Ano 23, V.1, nº 28, Jan-Jun/ 2007. p.2744.
LACOSTE, Y. A Geografia: isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. Campinas: Papirus, 1989.
MARQUES, V.. Reflexões sobre o ensino de geografia nas séries iniciais do ensino fundamental. In: Simpósio de pós-graduação em geografia do Estado de São Paulo. , VIII, 2008, Rio Claro, Anais... Rio Claro: SIMPGEO-SP, 2005.
MORAES, A. C. R. O objeto da Geografia. In: ______ Geografia: pequena história crítica. 21. ed. São Paulo: Annablume, 2007. p.31-37.
OLIVEIRA, M. M. A geografia escolar: reflexões sobre o processo didático-pedagógico do ensino. Revista Discentes Expressões Geográficas. Florianópolis, nº 02, Jun/2006. p. 10-24.
OLIVEIRA, A. U. (Org.). Para onde vai o ensino de geografia? 9. ed. São Paulo. Contexto: 2008.
PASSINI, Y. E.; PASSINI, R.; MALYSZ, S. T. (Org.). Prática de ensino de geografia e estágio supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007.
PIZATTO, M. D. A Geografia no contexto das reformas educacionais brasileiras. Cad. Geografia, Belo Horizonte, nº 17, v.11, 2º sem.2001. p. 25-48.
PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. I.. NÚRIA, H. C. Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007.
PONTUSCHKA, N. N. A Geografia: pesquisa e ensino. In: CARLOS, A. F. A. (Orgs.). Novos Caminhos da Geografia. São Paulo: Contexto, 1999. p. 111-142
SOUZA, L. C. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.
VASCONCELLOS, C. S. Roteiro de elaboração do projeto de ensino-aprendizagem. In:______ Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. São Paulo: Libertad, 2008. p.133-156
ZANDONí, R. R. O ensino da geografia: novas formas de construir conhecimentos. In: ágora Revista Eletrônica. Cerro Grande – Rio Grande do Sul, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que submeterem seus manuscritos para a Geotemas declaram que o trabalho trata-se de artigo original, não tendo sido submetido para publicação, na íntegra ou em parte, em outro periódico científico nacional ou internacional ou em outro veículo de circulação. Os autores declaram também que concordam com a transferência dos direitos autorais do referido artigo para a revista Geotemas (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), permitindo publicações posteriores, desde que seja assegurada a fonte de sua publicação. Assumem, por fim, a responsabilidade pública pelo artigo, estando cientes de que poderão incidir sobre os mesmos os eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do trabalho.