REFLEXÕES À RESPEITO DA EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA CENTRALIDADE REGIONAL DE MOSSORÓ-RN E SUAS INFLUÊNCIAS NO ESPAÇO DA CIDADE
Palavras-chave:
Centralidade regional, Mossoró, espaço urbano, reprodução sócio-espacialResumo
Este artigo propõe uma análise dos processos que condicionaram historicamente a composição da centralidade regional de Mossoró enquanto uma situação de reprodução socioespacial, assim como sua influência na dinâmica urbana. A hegemonia assumida por este centro numa determinada escala regional, que passou por variações ao longo do tempo, tem como fator determinante a dinâmica econômica. Os processos de produção, distribuição e consumo de bens a partir de determinadas conjunturas, viabilizaram a consolidação desta centralidade num contexto regional, o qual tem se mantido em evidência. Na sua trajetória histórica, são destacados três períodos - empório comercial, agroindústria e terciário - fundados em processos de produção econômica que estabelecem suas influências na dinâmica urbana local, cujos aspectos são também traduzidos na sua morfologia, visíveis nos traçados da cidade. Nesse sentido, a análise da influência espacial de Mossoró, tomando por referência seu predomínio regional viabiliza, também, a consideração de seus influxos na reprodução urbana. Notamos, assim, que a influência regional exercida por Mossoró em determinados contextos espaciais, conforme o período histórico, viabilizou também o estabelecimento de traços e atividades na organização urbana, ao mesmo tempo que estes complementam e contribuem com o exercício do domínio regional deste centro. No presente, a centralidade regional exercida por Mossoró é confirmada pelos estudos realizados pelo IBGE, que mostram ser esta influência um processo consolidado, que tem marcante influência na sua dinâmica urbana e contribuem para a atual condição de cidade média, que Mossoró também exerce com certas características que são assumidas com traços de individualidade.
Downloads
Referências
BEZERRA, A. C. Pelas margens da cidade e no meio da festa: a (re)invenção das festas e da identidade no espaço urbano de Mossoró-RN. Tese de Doutorado. Niteroi,RJ: Programa de Pós-graduação em Geografia, Centro de Estudos Gerais, Instituto de Geociências, UFF, 2006.
CORRÊA, R. L. Construindo o conceito de cidade média. In: SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão (Org.). Cidades médias: espaços em transição. São Paulo: Expressão Popular, 2007. p. 23-33.
CORRÊA, R. L. Região e organização espacial. 7. ed.- São Paulo: ítica, 2003.
DIAS, L. C. Redes: emergência e organização. In: CASTRO, I. E.; GOMES, P. C.; CORRÊA, R. L. (Orgs.) Geografia: conceitos e temas. 2. Ed.- Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.
ELIAS, D.; PEQUENO, R. Mossoró: o novo espaço da produção globalizada e aprofundamento das desigualdades socioespaciais. In: SPOSITO, M. E.; ELIAS, D.; SOARES, B. R. (Orgs.). Agentes econômicos e reestruturação urbana e regional: Passo Fundo e Mossoró. São Paulo: Expressão Popular, 2010. P. 101-283.
FELIPE, J. L. A (re)invenção do lugar: os rosados e o "país de Mossoró". João pessoa, PB: Grafset, 2001.
FELIPE, J. L. Organização do espaço urbano de Mossoró. Mossoró-RN: Fundação Guimarães Duque; Coleção Mossoroense, Série C, Volume CCXXXVI, 1982.
FUNDAÇíO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATíTICA (FIBGE). Divisão do Brasil em regiões funcionais urbanas. Rio de Janeiro: IBGE, 1972.
GOMES, P. C. O conceito de região e sua discussão. In: CASTRO, Iná Elias de; GOMES, P. C.; CORRÊA, R. L. (Orgs.). Geografia: conceitos e temas. 2. Ed.- Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATíSTICA. (IBGE). Regiões de influência das cidades (Regic) 2007. Rio de Janeiro: IBGE, 2008.
LENCIONI, S. Região e geografia. A noção de região no pensamento geográfico. In: CARLOS, A. F. (Org.) Novos caminhos da geografia. São Paulo: Contexto, 1999. p. 187204.
OLIVEIRA, F. Elegia para uma re(li)gião: SUDENE, Nordeste, planejamento e conflito de classes. 3. Ed.- Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
PINHEIRO, K. L. Processo de urbanização de Mossoró: histórico da expansão urbana da cidade de Mossoró desde 1772 até os dias atuais. Natal, RN: Editora do CEFET-RN, 2008.
ROCHA, A. P. Expansão urbana de Mossoró (período de 1980 a 2004): geografia dinâmica e reestruturação do território. Natal, RN: EDUFRN. Editora da UFRN, 2005.
SANTOS, M. Metamorfoses do espaço habitado. 5. ed.- São Paulo: Hucitec, 1997.
SILVA, R. N. Evolução urbanística de Mossoró. Mossoró,RN: Coleção mossoroense, 1975.
SPOSITO, E. S. Redes e cidades. São Paulo: editora da UNESP, 2008.
SPOSITO, M. E. et all. O estudo das cidades médias brasileiras: uma proposta metodológica. In: SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão (Org.). Cidades médias: espaços em transição. São Paulo: Expressão Popular, 2007. P.35-67.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que submeterem seus manuscritos para a Geotemas declaram que o trabalho trata-se de artigo original, não tendo sido submetido para publicação, na íntegra ou em parte, em outro periódico científico nacional ou internacional ou em outro veículo de circulação. Os autores declaram também que concordam com a transferência dos direitos autorais do referido artigo para a revista Geotemas (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), permitindo publicações posteriores, desde que seja assegurada a fonte de sua publicação. Assumem, por fim, a responsabilidade pública pelo artigo, estando cientes de que poderão incidir sobre os mesmos os eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do trabalho.