GEODIVERSIDADE NO ESTADO DO PIAUÍ: UM OLHAR PARA AS DISSERTAÇÕES PRODUZIDAS NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33237/2236-255X.2024.5520

Palavras-chave:

Geodiversidade, Geopatrimônio, PPGGEO-UFPI, Dissertações

Resumo

Em virtude da necessidade de identificar caminhos futuros para o desenvolvimento das pesquisas sobre geodiversidade e geopatrimônio no estado do Piauí, a presente pesquisa visa analisar as dissertações produzidas no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) que abordam sobre geodiversidade, geoconservação, geoturismo e geoeducação. Para tal, optou-se por uma abordagem quali-qualitativa que sistematizada em quatro etapas, a saber: 1) busca de bibliografia específica, tais como: artigos, dissertações e teses que serviram como fundamento basilar a esta pesquisa; 2) levantamento das dissertações defendidas no site no PPGGEO e posteriormente o download das pesquisas no site do catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); 3) leitura e sistematização das informações pertinentes a estas pesquisas; cabe nominar: ano de defesa, objetivo geral, metodologia e principais resultados; 4) Análise de conteúdo e categorização das abordagens futuras. Os resultados apontam que muito embora esse eixo de pesquisa esteja se consolidando no PPGGEO UFPI e no Piauí, sobretudo com produções vinculadas ao Grupo de Pesquisa em geodiversidade, patrimônio geomorfológico e geoconservação (GEOCON), as pesquisas ainda são incipientes ao considerar a extensão territorial e a potencialidade e riqueza abiótica do estado. Frente a isso, infere-se a necessidade de pesquisas que busquem estabelecer relações entre geodiversidade e cultura (geocultura), geodiversidade e turismo (geoturismo), e, mais ainda, a divulgação geocientífica a públicos diversos, que pode ser iniciada ao estabelecer relação entre geodiversidade e educação (geoeducação).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria da Paz da Cruz Vitorio de Oliveira, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO) pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (Biênio 2023-2025), atualmente Bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) - regime dedicação exclusiva -, possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI (2017-2022)) - Campus Clóvis Moura/Teresina-PI e Ex-residente do Programa Residência Pedagógica Subprojeto Geografia pela Universidade Estadual do Piauí (Edição 2020-2022). Participa como pesquisadora no grupo de pesquisa Geodiversidade, Geopatrimônio e Geoconservação - GEOCON - da UFPI, com cadastro na plataforma do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPQ), atuando na linha de pesquisa Estudos Regionais e Geombientais, principalmente nos seguintes temas: Geodiversidade, Estratégias de Geoconservação do Geopatrimônio Piauiense, Ensino de Geografia Física e Geografia Ambiental. Tem experiência na área de acompanhamento pedagógico na educação infantil e ensino fundamental I e II.

Jaelson Silva Lopes, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Piauí - UFPI - Campus Ministro Petrônio Portella (2017.1-2021.2). Mestrando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Piauí - PPGGEO (Biênio 2023-2025). Participou como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID (2018-2020) no CETI - Governador Dirceu Mendes Arcoverde / Colégio da Polícia Militar do Piauí. Foi monitor das disciplinas: Recursos Didáticos Para o Ensino de Geografia (2020), Geografia Política e Geopolítica (2021), Biogeografia (2021) e Geografia Urbana (2022). Atuou como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) com linha de pesquisa voltada para o ensino de Geografia física (2020-2021) e (2021-2022) com linha de pesquisa voltada para o ensino de Geografia e o uso da fotografia como recurso didático não convencional no ensino de Geografia. Atualmente participa do Grupo de Pesquisa: Geodiversidade, Patrimônio Geomorfológico e Geoconservação (GEOCON) e do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ensino de Geografia (NUPEG). Desenvolve pesquisas em Geografia com ênfase em ensino de Geografia física, geodiversidade, geoconservação, geoeducação e uso de recursos didáticos não convencionais para o ensino de Geografia.

Cláudia Maria Sabóia de Aquino, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (1999), mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (2002) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (2010). Atualmente é professora Associada III da Universidade Federal do Piauí, onde atua na pesquisa e no ensino de graduação e pós-graduação (Programa de Pós-Graduação de Geografia da UFPI), em disciplinas e temas relacionados à Geografia Física. É lider do Grupo de Pesquisa Geodiversidade, Patrimônio Geomorfológico e Geoconservação (GEOCON). Coordena juntamente com o professor Dr. Gustavo Souza Valladares o Grupo de Pesquisa GEOGRAFIA FÍSICA. Tem experiência na área de Geografia física, com ênfase em Análise Ambiental. Tem interesse nos temas: Geografia Física (Geodiversidade, Geopatrimônio, Bacia hidrográfica, Desertificação, planejamento ambiental, problemática ambiental, dentre outros), Ensino de Geografia Física e Geografia, ambiente e turismo. 

Referências

AMORIM, J. C. P. de. Geopatrimônio e patrimônio cultural do município de Piripiri, Piauí. 2022. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2022.

AMORIM, J. C. P. de; AQUINO, C. M. S. de. Inventariação e quantificação do geopatrimônio do município de Piripiri, Piauí. In: ENCONTRO LUSO-BRASILEIRO DE PATRIMÔNIO GEOMORFOLÓGICO E GEOCONSERVAÇÃO, 4., Santa Maria, 2023. Anais [...]. Santa Maria: Arco Editores, 2023. p. 67-70.

AMORIM, J. C. P. de; AQUINO, C. M. S. de; SILVA, H. V. M. da; AQUINO, R. P. de. Inventariação e qualificação geomorfológica da geodiversidade do município de Piripiri-Piauí, William Morris Davis-Revista de Geomorfologia, Sobral, v. 3, n. 2, p. 1-40, 2022.

AQUINO, C. M. S. de; AQUINO, R. P. de; LIMA, J. G. de; SILVA, H. V. M. da. Valor turístico dos geomorfossítios do município de Castelo do Piauí, Piauí, Brasil. Revista da Academia de Ciências do Piauí, Teresina, v. 3, n. 3, p. 35-54, 2022.

ARAÚJO, G. L. Patrimônio geológico/geomorfológico nos municípios de Caldeirão Grande do Piauí e Francisco Macedo - Piauí: em destaque os valores científico, educativo e turístico. 2020. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2020.

BRILHA, J. B. R. Patrimônio Geológico e Geoconservação: a conservação da natureza na sua vertente geológica. Braga: Palmage, 2005, 190 p.

BRILHA, J. B. R.; GRAY, M.; PEREIRA, D. M. Í.; PEREIRA, P. J. da S. Geodiversity: an integrative review as a contribuition to the sustainable management of the whole of nature. Environmental Science and Policy, Ottawa, v. 86, p. 19-28, 2018.

CHAVES, A. C. Geopatrimônio dos municípios de Boqueirão do Piauí, Campo Maior, Jatobá do Piauí e Nossa Senhora de Nazaré, PI/Brasil. 2022. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal do Piauí. Teresina, 2022.

CHAVES, A. C.; AQUINO, C. M. S. Estratégias de geoconservação do geopatrimônio: estudo de caso em Nossa Senhora de Nazaré, Piauí. Revista da Casa da Geografia de Sobral, Sobral, v. 25, n. 1, p. 146-176, 2023a.

CHAVES, A. C.; AQUINO, C. M. S. Serviços ecossistêmicos dos geomorfossítios Açude Grande e Açude Corredores, município de Campo Maior, Piauí/Brasil. In: IV ENCONTRO LUSO-BRASILEIRO DE PATRIMÔNIO GEOMORFOLÓGICO E GEOCONSERVAÇÃO, 4., Santa Maria, 2023. Anais [...]. Santa Maria: Arco Editores, 2023b. p. 21-25.

DANTAS, M. E.; ARMESTO, R. C. G.; SILVA, C. R. da; SHINZATO, E. Geodiversidade e análise da paisagem: uma abordagem teórico-metodológica. Terrae didática, Campinas, v. 11, n. 1, p. 1-13, 2015.

FERREIRA, F. V. F. A geodiversidade e o potencial turístico nos municípios de Assunção do Piauí e São Miguel do Tapuio, Piauí. 2021. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2021.

FERREIRA, F. V. F.; SILVA, H. V. M. da; AQUINO, C. M. S. de. Geoconservação e atividades geoeducativas para a valorização de geomorfossítios nos municípios de Assunção do Piauí e São Miguel do Tapuio, PI. Revista Equador, Teresina, v. 10, n. 1, p. 203-221, 2021.

FERREIRA, F. V. F.; SILVA, H. V. M. da; AQUINO, C. M. S. de; AQUINO, R. P. de. Geodiversidade e locais de interesse geológico e geomorfológico do município de São Miguel do Tapuio, Piauí, Brasil. Boletim de Geografia, Maringá, v. 40, p. 134-153, 2022.

GRAY, M. Geodiversity: Valuing and conserving abiotic nature. New York: John Wiley & Son, 2004, 434 p.

GRAY, M. Geodiversity: Valuing and Conserving Abiotic Nature. 2. ed. Londres, John Wiley & Sons, 2013.

MEIRA, S. A.; MORAIS, J. O. de. Os conceitos de geodiversidade, patrimônio geológico e geoconservação: abordagens sobre o papel da Geografia. Boletim geográfico, Maringá, v. 34, n. 3, p. 129-147, 2016.

MOURA-FÉ, M. M. de. Geoturismo: uma proposta de turismo sustentável e conservacionista para a região nordeste do Brasil. Sociedade & Natureza, Uberlândia, v. 27, n. 1, p. 53-66, 2015.

MOURA-FÉ, M. M. de; GUIMARÃES, T. de O.; HOLANDA, C. R.; NASCIMENTO, M. A. L. do. Geocultura: proposta teórico-metodológica para o conhecimento, valorização e aplicação da geoconservação. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 23, n. 89, p. 57-86, 2022.

PEREIRA, P. J. da S. Patrimônio geomorfológico: conceptualização, avaliação e divulgação – aplicação do Parque Nacional de Montesinho, Braga. 2006. Tese de Doutorado - Escola de ciências. Universidade do Minho, Braga, 2006.

PESCATORE, E.; BENTIVENGA, M.; GIANO, S.. Geoheritage and geoconservation: some remarks and considerations. Sustainability, Basel, v. 15, n. 7, p. 1-22, 2023.

RODRIGUES, S. C.; BENTO, L. C. M. Cartografia da geodiversidade: Teorias e Métodos. In: GUERRA, A. J. T.; JORGE, M. do C. O. (org.). Geoturismo, geodiversidade, geoconservação: abordagens geográficas e geológicas. São Paulo: Oficina de Textos, 2018. p. 137-156.

SANTOS, Y. R. F. dos; VALDATI, J. Geopatrimônio e geodiversidade da Lagoinha do leste, Florianópolis – SC. In: XVII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA FÍSICA APLICADA – I CONGRESSO NACIONAL DE GEOGRAFIA FÍSICA, 2017, Campinas. Anais [...]. Campinas, São Paulo, 2017.

SILVA, B. R. V. da. Avaliação do patrimônio geológico-geomorfológico da zona litorânea piauiense para fins de geoconservação. 2019. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2019.

SILVA, G. de S. Pedodiversidade e fragilidade dos solos em geomorfíssitios dos municípios de Castelo do Piauí, Juazeiro do Piauí e Buriti dos Montes, Piauí. 2021. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal do Piauí. Teresina, 2021.

SILVA, H. V. M. da. Geodiversidade e geopatrimônio dos municípios de Juazeiro do Piauí, Novo Santo Antônio, São João da Serra e Sigefredo Pacheco, Piauí. 2020. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2020.

SILVA, H. V. M. da; AQUINO, C. M. S. de; DUQUE, M. L.; SOUSA, A. R. de. Estudos aplicados sobre geodiversidade e temas afins no estado do Piauí, Brasil. Revista Homem, Espaço e Tempo, Sobral, v. 1, n. 16, p. 30-49, 2022.

SILVA, H. V. M. da; AQUINO, C. M. S. de. A espetacularidade das paisagens do cânion do rio Poti e seu potencial para o geoturismo, Piauí, Brasil. Espaço em revista, Catalão, n. 24, n. 1, p. 394-422, 2022.

SILVA, J. F. de A. Geodiversidade e patrimônio geológico/geomorfológico das “Cidades de Pedras” - Piauí: potencial turístico e didático. 2017. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2017.

SILVA, J. F. de A.; NASCIMENTO, M. A. L. do; RAPANOS, E. A. Análise bibliométrica da produção acadêmica sobre Geodiversidade e temas afins nas Universidades do Brasil. Terr@ Plural, Ponta Grossa, v. 16, p. 1-17.

SILVA, J. F. de A.; AQUINO, C. M. S. de. Ações geoeducativas para a divulgação e valorização da geodiversidade e do geopatrimônio. Geosaberes, Fortaleza, v. 9, n. 7, p. 1-12, 2018.

SILVA, M. L. N. da. Geodiversidade da cidade de Natal (RN): valores, classificações e ameaças. 2016. Monografia (Graduação em Geologia) – Centro de Ciências Exatas e da Terra. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Rio Grande do Norte, Natal, 2016.

SILVA, H. V. M. da; MAIA, R. P.; CUNHA, L. J. S. da. Aspectos culturais de Locais de Interesse Geomorfológico (LIGeom) da região do cânion do rio Poti, Nordeste do Brasil. In: ENCONTRO LUSO-BRASILEIRO DE PATRIMÔNIO GEOMORFOLÓGICO E GEOCONSERVAÇÃO, 4., Santa Maria, 2023. Anais [...]. Santa Maria: Arco Editores, 2023. p. 26-30.

SILVA, J. F. de A.; ARAÚJO, G. L.; FIGUEIRÓ, A. S. Avaliação de geossítios no vale do Guaribas, Piauí, como subsídio para o inventário do geopatrimônio piauiense e fomento do desenvolvimento sustentável. In: ENCONTRO LUSO-BRASILEIRO DE PATRIMÔNIO GEOMORFOLÓGICO E GEOCONSERVAÇÃO, 4., Santa Maria, 2023. Anais [...]. Santa Maria: Arco Editores, 2023a. p. 71-74.

SILVA, J. F. A. da; ARAÚJO, G. L.; FIGUEIRÓ, A. S. Avaliação de geossítios no Vale do Guaribas, Piauí, como subsídio para o inventário do geopatrimônio piauiense e fomento do desenvolvimento sustentável. Physis Terrae-Revista Ibero-Afro-Americana de Geografia Física e Ambiente, [S.l.], v. 5, n. 2-3, p. 219-245, 2023b.

SILVA, B. R. V. da; BAPTISTA, E. M. de C. Ensinar pelas pedras, aprender pelas areias: atividades geoeducativas para valorização da geodiversidade da praia de Pedra do Sal, Parnaíba-PI. Geografia Ensino & Práticas, Santa Maria, v. 27, p. 1-32, 2023.

SILVA, B. R. V. da; BAPTISTA, E. M. de C.; MOURA, L. de S. Valorizar e divulgar a prática geoturística no litoral do Piauí como estratégia para a geoconservação. In: ENCONTRO LUSO-BRASILEIRO DE PATRIMÔNIO GEOMORFOLÓGICO E GEOCONSERVAÇÃO, 4., Santa Maria, 2023. Anais [...]. Santa Maria: Arco Editores, 2023. p. 318-322.

Publicado

31-03-2024

Como Citar

OLIVEIRA, Maria da Paz da Cruz Vitorio de; LOPES, Jaelson Silva; AQUINO, Cláudia Maria Sabóia de. GEODIVERSIDADE NO ESTADO DO PIAUÍ: UM OLHAR PARA AS DISSERTAÇÕES PRODUZIDAS NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ. Revista Geotemas, Pau dos Ferros, v. 14, n. 1, p. e02406, 2024. DOI: 10.33237/2236-255X.2024.5520. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/5520. Acesso em: 23 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.