ANÁLISE DE PAISAGENS TURÍSTICAS DA PRAIA DE TOUROS/RN COM A UTILIZAÇÃO DE INDICADORES DE QUALIDADE VISUAL: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O TURISMO SUSTENTÁVEL
Palavras-chave:
Paisagem turística, Indicadores de qualidade visual, Geografia do turismo, Planejamento ambiental, TourosResumo
As paisagens estão entre os principais responsáveis pela atratividade dos destinos turísticos, ao mesmo tempo em que, muitas vezes, são degradadas devido í s práticas ambientalmente insustentáveis dessa atividade. Diante desse contexto, este trabalho tem como objetivo principal investigar os aspectos que permeiam a qualidade visual das paisagens turísticas das praias de Touros (sede) e Perobas - RN, buscando apontar para as possibilidades de uso sustentável dos ambientes estudados. Para isso, utilizou-se como metodologia, pesquisa bibliográfica para composição do referencial teórico da pesquisa e observação empírica com registros fotográficos. Como suporte metodológico utilizou-se uma adaptação de um conjunto de indicadores de qualidade visual de paisagem proposto por Pires (2005). Dessa forma, constatou-se que as praias objetos deste estudo, possuem aspectos físicos e ambientais que contribuem para a qualidade visual da paisagem, principalmente no distrito de Perobas que possui muitos elementos naturais preservados. Já na praia sede do município de Touros foram detectados problemas característicos do indicador detrator, tais como, artificialização, construções inadequadas ao longo da faixa de praia e em cima do Tourinho, poluição hídrica, e a presença de restos de entulhos de espigões destruídos pelas marés. No indicador singularidade ambas as praias possuem elementos singulares, como a Igreja Matriz do Bom Jesus dos Navegantes, os canhões coloniais e o farol do Calcanhar na praia sede de Touros, além do farol e dos parrachos em Perobas. Por fim, concluiu-se que as praias apresentam importante atratividade natural e turística, com destaque para a praia de Perobas que possui uma importância maior para a qualidade visual de todo o município.
Downloads
Referências
BELLEN, H. M. V. Indicadores de sustentabilidade: Uma análise comparativa. Rio de Janeiro: FGV, 2006.
BOULLÓN, R. C. Planejamento do Espaço Turístico. Trad. Josely Vianna Batista. Bauru: EDUSC, 2002.
BRAGA, A.; SANTOS, V.; THOMAZ, R. A paisagem no turismo. RIMISP. 2005. Disponível em: <http://www.rimisp.org/getdoc.php?docid=6556>. Acesso em: 23 set. 2012.
CARVALHO, D.; GARCIA, R. Paisagem e turismo: Dialógo emergente. Webartigos. 2009. Disponível em: <http://www.webartigos.com/artigos/paisagem-e-turismo-dialogoemergente/20544/>. Acesso em: 23 set. 2012.
CID, J. F. Educação Ambiental e Turismo. Revista Turismo. 2005 Disponível em: <http://www.revistaturismo.com.br/artigos/educacaoambiental.html>. Acesso em: 20 mar. 2012.
CRUZ, R. de C. A. Introdução í Geografia do Turismo. São Paulo: Roca, 2001.
CRUZ, R. de C. A. As paisagens artificiais criadas pelo turismo. In: YAZIGI, E. (Org.). Turismo e Paisagem. São Paulo: Contexto, 2002.
DIAS, R. Turismo Sustentável e Meio Ambiente. São Paulo: Atlas, 2003.
DIAS, R. Planejamento do turismo: política e desenvolvimento do turismo no Brasil. 3° reimpr. São Paulo: Atlas, 2008.
DNIT. In: BR 101 NORDESTE. 2008. Disponível em: <http://www.br101nordeste.com.br/not.php?id=215>. Acesso em: 20 ago. 2012.
DOLLFUS, O. O Espaço Geográfico. 5. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1991
HENZ, A. P.; OLIVEIRA, J. P. Contrastes da paisagem urbana como potencial turístico de Foz do Iguaçu: Análise do Parque Nacional do Iguaçu e Usina Hidrelétrica de Itaipú. In: Seminário de Pesquisas em Turismo do MERCOSUL, 5, 2008, Caxias do Sul. Anais Eletrônicos. Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul, 2008. Disponível em: <http://www.ucs.br/ucs/tplVSeminTur%20/eventos/seminarios_semintur/semin_tur_5/trabalhos/arquivos/gt14-02.pdf>. Acesso em: 20 set. 2012.
IBGE. Censo 2010. Disponível em:<http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1>. Acesso em: 20 set. 2012.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A.. Fundamentos da Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2007.
MENESES, U. T. B.. A paisagem como fator cultural. In. YíZIGI, E. (Org.). Turismo e Paisagem. São Paulo: Contexto, 2002.
PIRES, P. dos S. Paisagem litorânea de Santa Catarina como recurso turístico. In. YíZIGI, E.; CARLOS, A. F. A.; CRUZ, R. de C. A. (Orgs.). Turismo: espaço, paisagem e cultura. 2° ed. São Paulo: Hucitec, 1999.
PIRES, P. dos S. Interfaces ambientais do turismo. In: TRIGO, Luiz Godoi (Org.). Turismo: como aprender, como ensinar. São Paulo: Ed. SENAC, 2001. p. 231-253.
PIRES, P. dos S. A análise de indicadores da qualidade visual como etapa da caracterização de paisagens turísticas: uma aplicação no distrito sede de Porto Belo-SC. In. Turismo: Visão e Ação. Balneário Camburiú, n. 3, v.7, 2005.
RAMALHO, A. L.; SILVA, P. B.; RABINOVICI, A. O turismo no contexto da sustentabilidade. In: NEIMAN, Z.; RABINOVICI, A. (Orgs.). Turismo e meio ambiente no Brasil. Barueri/SP: Manole, 2010.
RIO GRANDE DO NORTE. Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente. Plano de Manejo da írea de Proteção Ambiental dos Recifes de Corais - APARC. Natal: IDEMA, 2012.
RODRIGUES, A. M. A produção e o consumo do espaço para o turismo e a problemática ambiental. In. YíZIGI, E.; CARLOS, A.F. A.; CRUZ, R. de C. A (Orgs.). Turismo: Espaço, paisagem e cultura. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 1999.
SILVA, A. A.; SOARES, I. A.; LOPES, R. M. Desafios ambientais para uso sustentável da área de proteção ambiental dos recifes de corais. In: SEMINíRIO NACIONAL O PAPEL DO GEÓGRAFO NO CONTEXTO SOCIAL ATUAL, 3., 2012, Natal. Anais... Natal, DGE, 2012, p. 457.
SOARES, I. A.; MEDEIROS, C. S. C. de; SALES FILHO, A. Análise de paisagens turísticas da praia de Jenipabu (RN) com a utilização de indicadores de qualidade visual: uma contribuição para o turismo sustentável. Caminhos de Geografia. Uberlândia, n. 45, v. 14, 2013.
SOARES, I. A. Análise da qualidade visual das paisagens turísticas com a utilização de indicadores: Uma contribuição para o turismo sustentável. 2011. Projeto de pesquisa (curso de turismo). Centro Universitário de Cultura, Pesquisa e Extensão do RN – UNIFACEX, Natal, 2011.
SOARES, I. A. Análise da degradação ambiental das áreas de preservação permanente localizadas no estuário do Rio Ceará-Mirim/RN. Natal, RN: 2010. 95 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Biociências. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que submeterem seus manuscritos para a Geotemas declaram que o trabalho trata-se de artigo original, não tendo sido submetido para publicação, na íntegra ou em parte, em outro periódico científico nacional ou internacional ou em outro veículo de circulação. Os autores declaram também que concordam com a transferência dos direitos autorais do referido artigo para a revista Geotemas (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), permitindo publicações posteriores, desde que seja assegurada a fonte de sua publicação. Assumem, por fim, a responsabilidade pública pelo artigo, estando cientes de que poderão incidir sobre os mesmos os eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do trabalho.