A CONCEPÇÃO DE SUSTENTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO A PARTIR DO TERRITÓRIO
Palavras-chave:
Sistema de Transporte, Circulação., Rio Grande do NorteResumo
Um dos principais desafios das políticas públicas diz respeito à necessidade de fazer com que as atividades produtivas contribuam efetivamente para o aperfeiçoamento das condições de vida da população e protejam o patrimônio biogenético a ser transmitido í s gerações futuras. Por conseguinte, tais discussões foram analisadas mediante recurso de indicadores socioambientais visando analisar a concepção de sustentabilidade e desenvolvimento a partir dos conceitos de território. A análise proposta realizou-se de acordo com investigações que apontaram os principais aspectos da abordagem do conceito de território, í s proposições que fundamentam a análise dos temas sustentabilidade e desenvolvimento. As proposições explanadas ao longo do texto evidenciaram o debate acerca dos conceitos de sustentabilidade implicados na concepção de desenvolvimento, em uma análise que partiu do entendimento sobre território. Essa confluência de conjecturas demonstrou a importância de tal observação do território, em que se constata a necessidade eminente de revisão das políticas adotadas no processo de conservação dos ambientes naturais. Destarte, em Sergipe, a implementação de territórios de conservação fornecerá a proteção necessária a estes espaços, mediante a legislação vigente. Seu território é campo de múltiplos conflitos que ocorrem pelos interesses dos atores sociais envolvidos no uso do território. O turismo não planejado, observado no litoral sul do estado de Sergipe, pode intensificar os conflitos pelo controle e uso do território e, dessa maneira, as comunidades tradicionais residentes nessas áreas são colocadas à margem desse processo.sidade do território potiguar.
Downloads
Referências
ALMEIDA, F. Os desafios da sustentabilidade - uma ruptura urgente. 7ª reimpressão. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
AMARAL, E.; TARGINO, I. Política de irrigação e viabilidade da pequena produção no semiárido: o caso do projeto Piancó-PB. Revista OKARA: Geografia em Debate, João Pessoa, v.3, n.1, p.1-22, 2009.
DEAN, W. Desenvolvimentos insustentáveis. In: _____. A ferro e fogo: história e a devastação da Mata Atlântica brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p.307-333.
DIEGUES, A. C. As populações tradicionais: conceitos e ambiguidades. In:____. O mito moderno da natureza intocada. 6. ed. São Paulo: HUCITEC/NUPAUB, 2008. p.77-100.
DIEGUES, A. C. Desenvolvimento sustentável ou sociedades sustentáveis: da crítica dos modelos aos novos paradigmas. In:____. Ecologia humana e planejamento costeiro. 2. ed. São Paulo: NUPAUB/USP, 2001. p.39-57.
HAESBAERT, R. O mito da desterritorialização: do "fim dos territórios" í multiterritorialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.
LAGO, A. O que é ecologia. São Paulo: Brasiliense, 1984.
LOPES, E. S. A.; COSTA, J. E. (Orgs.). Territórios rurais e agricultura familiar no nordeste. São Cristóvão: Editora UFS, 2009.
MELO e SOUZA, R. Redes de monitoramento socioambiental e tramas da sustentabilidade. São Paulo: Annablume, 2007.
MELO e SOUZA, R. Território, planejamento e sustentabilidade: conceitos e práticas. São Cristóvão: Editora UFS, 2009.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRíRIO. SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL (Brasil). Referências para a gestão social de territórios rurais. Documento Institucional nº 3. Brasília, novembro de 2005.
MOREIRA, R. J. Terra, poder e território. São Paulo: Expressão Popular, 2007.
NETTO, A. O. A.; GOMES, L. J. (Orgs). Meio ambiente: distintos olhares. São Cristóvão: Editora UFS, 2010.
RAFFESTIN, C. Por uma geografia do poder. São Paulo: ítica, 1993.
SACHS, I. Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável. 3. ed. Rio de Janeiro: Ed. Garamond, 2008.
SANTOS, M.; SILVEIRA, M. L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001.
SILVA, M. S. F. Territórios da conservação: uma análise do potencial fitogeográfico das UC'S de uso sustentável em Sergipe. São Cristóvão, SE, 2012. 291 f. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Sergipe, 2012.
SILVA NETO, B., Sistemas dissipativos, complexidade e desenvolvimento sustentável: parte 1: conceitos básicos. Ijuí: UNIJUI, 2006. 48 p.
VEIGA, J. E. Desenvolvimento sustentável: o desafio do século XXI. 3. ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2008.
VIANA, G.; SILVA, M.; DINIZ, N. (Orgs.). Os desafios da sustentabilidade: um debate socioambiental no Brasil. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que submeterem seus manuscritos para a Geotemas declaram que o trabalho trata-se de artigo original, não tendo sido submetido para publicação, na íntegra ou em parte, em outro periódico científico nacional ou internacional ou em outro veículo de circulação. Os autores declaram também que concordam com a transferência dos direitos autorais do referido artigo para a revista Geotemas (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), permitindo publicações posteriores, desde que seja assegurada a fonte de sua publicação. Assumem, por fim, a responsabilidade pública pelo artigo, estando cientes de que poderão incidir sobre os mesmos os eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do trabalho.