A CONCEPÇÃO DE SUSTENTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO A PARTIR DO TERRITÓRIO
Palabras clave:
Sistema de Transporte, Circulação., Rio Grande do NorteResumen
Um dos principais desafios das políticas públicas diz respeito à necessidade de fazer com que as atividades produtivas contribuam efetivamente para o aperfeiçoamento das condições de vida da população e protejam o patrimônio biogenético a ser transmitido í s gerações futuras. Por conseguinte, tais discussões foram analisadas mediante recurso de indicadores socioambientais visando analisar a concepção de sustentabilidade e desenvolvimento a partir dos conceitos de território. A análise proposta realizou-se de acordo com investigações que apontaram os principais aspectos da abordagem do conceito de território, í s proposições que fundamentam a análise dos temas sustentabilidade e desenvolvimento. As proposições explanadas ao longo do texto evidenciaram o debate acerca dos conceitos de sustentabilidade implicados na concepção de desenvolvimento, em uma análise que partiu do entendimento sobre território. Essa confluência de conjecturas demonstrou a importância de tal observação do território, em que se constata a necessidade eminente de revisão das políticas adotadas no processo de conservação dos ambientes naturais. Destarte, em Sergipe, a implementação de territórios de conservação fornecerá a proteção necessária a estes espaços, mediante a legislação vigente. Seu território é campo de múltiplos conflitos que ocorrem pelos interesses dos atores sociais envolvidos no uso do território. O turismo não planejado, observado no litoral sul do estado de Sergipe, pode intensificar os conflitos pelo controle e uso do território e, dessa maneira, as comunidades tradicionais residentes nessas áreas são colocadas à margem desse processo.sidade do território potiguar.
Descargas
Citas
ALMEIDA, F. Os desafios da sustentabilidade - uma ruptura urgente. 7ª reimpressão. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
AMARAL, E.; TARGINO, I. Política de irrigação e viabilidade da pequena produção no semiárido: o caso do projeto Piancó-PB. Revista OKARA: Geografia em Debate, João Pessoa, v.3, n.1, p.1-22, 2009.
DEAN, W. Desenvolvimentos insustentáveis. In: _____. A ferro e fogo: história e a devastação da Mata Atlântica brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p.307-333.
DIEGUES, A. C. As populações tradicionais: conceitos e ambiguidades. In:____. O mito moderno da natureza intocada. 6. ed. São Paulo: HUCITEC/NUPAUB, 2008. p.77-100.
DIEGUES, A. C. Desenvolvimento sustentável ou sociedades sustentáveis: da crítica dos modelos aos novos paradigmas. In:____. Ecologia humana e planejamento costeiro. 2. ed. São Paulo: NUPAUB/USP, 2001. p.39-57.
HAESBAERT, R. O mito da desterritorialização: do "fim dos territórios" í multiterritorialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.
LAGO, A. O que é ecologia. São Paulo: Brasiliense, 1984.
LOPES, E. S. A.; COSTA, J. E. (Orgs.). Territórios rurais e agricultura familiar no nordeste. São Cristóvão: Editora UFS, 2009.
MELO e SOUZA, R. Redes de monitoramento socioambiental e tramas da sustentabilidade. São Paulo: Annablume, 2007.
MELO e SOUZA, R. Território, planejamento e sustentabilidade: conceitos e práticas. São Cristóvão: Editora UFS, 2009.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRíRIO. SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL (Brasil). Referências para a gestão social de territórios rurais. Documento Institucional nº 3. Brasília, novembro de 2005.
MOREIRA, R. J. Terra, poder e território. São Paulo: Expressão Popular, 2007.
NETTO, A. O. A.; GOMES, L. J. (Orgs). Meio ambiente: distintos olhares. São Cristóvão: Editora UFS, 2010.
RAFFESTIN, C. Por uma geografia do poder. São Paulo: ítica, 1993.
SACHS, I. Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável. 3. ed. Rio de Janeiro: Ed. Garamond, 2008.
SANTOS, M.; SILVEIRA, M. L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001.
SILVA, M. S. F. Territórios da conservação: uma análise do potencial fitogeográfico das UC'S de uso sustentável em Sergipe. São Cristóvão, SE, 2012. 291 f. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Sergipe, 2012.
SILVA NETO, B., Sistemas dissipativos, complexidade e desenvolvimento sustentável: parte 1: conceitos básicos. Ijuí: UNIJUI, 2006. 48 p.
VEIGA, J. E. Desenvolvimento sustentável: o desafio do século XXI. 3. ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2008.
VIANA, G.; SILVA, M.; DINIZ, N. (Orgs.). Os desafios da sustentabilidade: um debate socioambiental no Brasil. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que envían sus manuscritos a Geotemas declaran que el trabajo es un artículo original y no ha sido enviado para su publicación, total o parcial, en otra revista científica nacional o internacional o en otro vehículo de circulación. Los autores también declaran que están de acuerdo con la transferencia de los derechos de autor del artículo referido a la revista Geotemas (Universidad del Estado de Rio Grande do Norte), permitiendo publicaciones posteriores, siempre y cuando la fuente de su publicación esté asegurada. Finalmente, asumen la responsabilidad pública del artículo, conscientes de que cualquier cargo que surja de un reclamo de terceros con respecto a la autoría del trabajo puede aplicarse a ellos.