O ENSINO DE GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ESCOLA ESTADUAL TARCÍSIO MAIA/PAU DOS FERROS-RN.
Keywords:
Educação inclusiva, Geografia, Necessidades especiais, Ensino, EscolaAbstract
Esta pesquisa investigou o trabalho realizado sobre educação inclusiva e como se dá o ensino de Geografia diante da realidade da Escola Estadual Tarcísio Maia, Pau dos Ferros – RN. Isso se deu a partir dos dados que foram obtidos através da análise documental, dos procedimentos didático/pedagógicos adotados pelos professores desta disciplina para os alunos que não possuem deficiência juntamente com os que possuem necessidades especiais, da percepção do desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem desses alunos desta escola, e entrevistas levantadas para os docentes de Geografia, para a equipe pedagógica da escola e professores da sala multifuncional. Avaliamos a estrutura física disponível para os alunos especiais, identificamos se os docentes possuem habilitação, formação e recursos didático-pedagógicos adequados para a educação inclusiva, e analisamos o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem dos alunos portadores de necessidades especiais em Geografia, na referida instituição. Mediante isto, esta pesquisa tentou mostrar, ao que se referem à educação inclusiva nesta disciplina, quais as suas dificuldades, seus recursos didático/pedagógicos, a acessibilidade para os alunos portadores de necessidades especiais, e as suas possíveis condições de ensino da Geografia em detrimento à inclusão. Conforme podemos verificar o ensino da disciplina, nesta escola passa por várias dificuldades, e a inclusão nela comporta-se como um grande desafio para a mesma. Problemática esta que perpassa não só a disciplina de Geografia, como também todas as outras, mas ao que tange a educação em Geografia, percebemos que ela passa por inúmeras limitações e ainda é muito sensível ao que diz respeito à educação inclusiva.
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