PRÁTICAS METODOLÓGICAS PARA A ANÁLISE DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS DO IFRN-CAMPUS PAU DOS FERROS, RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL

Autores

Palavras-chave:

Educação ambiental, Atitudes sustentáveis, Conscientização, Ensino médio, IFRN

Resumo

A conscientização ambiental perpassa todas as áreas multidisciplinares na busca de que as gerações presentes e futuras tenham equilí­brio ambiental mediante ações sustentáveis. Diante do exposto, existe a preocupação em saber se os alunos realmente estão construindo esta conscientização acerca de que a importância de conviver em um ambiente equilibrado depende em grande parte dos seres humanos. A presente pesquisa teve como objetivo analisar e avaliar a percepção dos alunos do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, do Campus de Pau dos Ferros sobre sua concepção crí­tica a respeito do meio ambiente e de suas práticas sustentáveis em conjunto com a sociedade. O estudo ocorreu por meio de pesquisas bibliográficas, debates, prática de campo e entrevistas utilizando de questionário com um número de 180 alunos de seis turmas de 1º e 4º Ano do ensino médio entre os anos de (2014-1017). Comprovou-se de iní­cio que os discentes possuí­am informações básicas sobre o meio ambiente. Todavia, não existia o sentimento de empoderamento e cuidado com o meio ambiente, como o pertencimento desses junto a este. Após as atividades realizadas, os discentes apresentaram aprofundamento do assunto, inclusive para buscar alternativas de preservação do meio ambiente no cotidiano. Dessa forma, percebeu-se a importância de se trabalhar a educação ambiental no ensino médio, para difundir cada vez mais a ideia de conscientização ambiental através de diálogo e uma prática conjunta com a sociedade, como alternativa de preservação e, desse modo, de conservação da própria espécie humana e do planeta Terra.

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Biografia do Autor

Marisa Ribeiro Moura de Abreu, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Lajes, Brasil.

João Capistrano de Abreu Neto, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professor do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Brasil.

Vinicius Lima de Queiroz, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Técnico Integrado de Informática pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Lajes, Brasil. 

Letí­cia de Rossi Moura Farinon, Universidade Estadual do Ceará (UFC)

Professora de história pela Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Brasil. 

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Publicado

29-12-2018

Como Citar

ABREU, M. R. M. de .; NETO, J. C. de A. .; QUEIROZ, V. L. de .; FARINON, L. de R. M. . PRÁTICAS METODOLÓGICAS PARA A ANÁLISE DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS DO IFRN-CAMPUS PAU DOS FERROS, RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL. Revista Geotemas, Pau dos Ferros, v. 8, n. 3, p. 57–79, 2018. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/901. Acesso em: 16 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos