A INCLUSÃO DISTÓPICA NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA BREVE ANÁLISE DOS SISTEMAS SOCIAIS DE EXCLUSÃO
Palavras-chave:
Escola, Neurodesenvolvimento, Crianças, ArtigoResumo
O presente trabalho tem por objetivo propor uma análise histórica da evolução dos tratamentos de transtornos mentais, bem como a difícil inserção enfrentada por aqueles que são rotulados como “loucos” na sociedade, e como esses efeitos são perpetuados no atual contexto com crianças do Espectro Autista no ambiente escolar. O texto também aborda discussões sobre os desafios e a importância da inclusão efetiva dessas crianças, além de mencionar o papel da escola e da família para que esses objetivos sejam alcançados. A metodologia utilizada foi em formato de revisão narrativa da literatura, pesquisada nas plataformas da Scielo e Google Acadêmico. Foram utilizadas a base de dados da Constituição Federal de 1988 e livros, nos quais os textos foram criteriosamente percorridos e selecionados. A análise dos dados permitiu compreender o contexto sóciohistórico do preconceito, os desafios enfrentados e a crucial importância da promoção de uma educação inclusiva. Isso visa assegurar que as crianças no espectro possam não apenas ter acesso à educação, mas também participar ativamente nas salas de aula.