INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO DIAGNÓSTICO DE TRANSTORNOS NEURODEGENERATIVOS:

Uma revisão sobre a detecção precoce de Alzheimer e Parkinson

Autores

  • Kelvin Riandson Teixeira de Oliveira

Palavras-chave:

Redes Neurais Artificiais, Saúde Diagnóstica, Tratamento

Resumo

O aumento da expectativa de vida mundial trouxe à tona o crescimento na prevalência de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson. Essas condições, caracterizadas por um declínio cognitivo progressivo, têm implicações devastadoras para usuários(as) dos serviços de saúde e suas famílias, sendo o diagnóstico precoce essencial para retardar a progressão dos sintomas, melhorar a qualidade de vida e fornecer tratamentos mais eficazes. Neste contexto, a Inteligência Artificial (IA) tem emergido como uma ferramenta poderosa no diagnóstico precoce, utilizando algoritmos avançados de aprendizado de máquina e redes neurais artificiais com alto poder de processamento, para oferecer soluções inovadoras para a análise de dados clínicos e de imagens médicas, superando as limitações dos métodos tradicionais. Dada a relevância da temática este artigo revisa e, concomitantemente, propõe reflexões acerca das inovações tecnológicas mais recentes no campo da saúde diagnóstica e preventiva, suas aplicações práticas e os desafios ético-científicos e técnicos que envolvem o uso da IA no diagnóstico precoce de Alzheimer e Parkinson.

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Biografia do Autor

Kelvin Riandson Teixeira de Oliveira

Graduando de Psicologia pela Universidade Potiguar (UNP), sendo bolsista
integral do Programa Universidade Para Todos – PROUNI do Governo Federal.
Especialista em Enfermagem em Urgência e Emergência e Atenção Pré-
Hospitalar (2023) pelo programa de especialização técnica da Universidade
Federal da Paraíba (UFPB) e do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) –
CPT-ETS/COFEN/UFPB. Técnico em Massoterapia (2019) pela Escola Estadual
de Educação Profissional Jeová Costa Lima – EEEP. Russas, da rede de ensino
profissionalizante integrado do Estado do Ceará. Técnico em Enfermagem
(2021) pelo Colégio Politécnico Alencarino – CPA. Desde 2021, atua como
servidor público da Prefeitura de Russas, vinculado à Secretaria Municipal da
Educação e do Desporto Escolar – SEMED, atualmente na função de Professor da Recomposição de Aprendizagem dos Anos Finais na Escola Municipal Coronel Murilo Serpa de E.I.E.F. É redator do grupo de trabalho (GT) em Saúde Mental do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF BRASIL, por meio do TMJ/UNICEF, para os textos temáticos dos canais de comunicação UNICEF/ ONU BRASIL, e membro da Liga Acadêmica de Neurociências e Comportamento (LANeCom) da Universidade de São Paulo – USP, atuando no IV grupo de estudos de fundamentos em neurociências e comportamento: odisseia neurocientífica.

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Publicado

2025-04-14

Edição

Seção

Linha 3 - O futuro da cultura: Transição cultural e novas tecnologias

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