O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA: RECONSTRUÇÃO DAS PRÁTICAS DOCENTES A PARTIR DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Autores

  • Lídia Carlos do Vale Neta
  • Maria Eduarda Ferreira de Oliveira

Palavras-chave:

Educação, Profissionalização, Inovação, Artigo

Resumo

Estamos imersos no mundo digital, as tecnologias digitais têm um grande protagonismo na sociedade contemporânea. As reflexões que rondam sobre as tecnologias na educação se fazem presentes e exigem que os profissionais a utilizem em suas práticas. Em face deste contexto, a problemática norteadora para o desenvolvimento da pesquisa é: “o uso das tecnologias digitais na formação continuada contribui no processo da reconstrução da prática docente?”. Como objetivo geral, buscamos: explanar o uso das tecnologias digitais como ferramenta auxiliadora na formação continuada e como objetivos específicos; refletir sobre o processo de reconstrução da prática pedagógica; e relatar a atuação de duas bolsistas que participaram do Programa Residência Pedagógica durante o Ensino Remoto Emergencial. Esta pesquisa apresenta cunho qualitativo e caráter exploratório. Realizamos um levantamento bibliográfico fundamentado com base nas fontes teóricas como: Moran (2013), Sousa et al. (2011), Pedrosa (2003), Freitas et al. (2020) e Freire (1996). Dessa forma, conclui-se que a temática discutida nos convida a refletir acerca da formação de professores voltada ao uso das tecnologias digitais. O Projeto Residência Pedagógica, em tempos de Ensino Remoto Emergencial (ERE), oportunizou novas descobertas da prática docente envolvendo ferramentas digitais e capacitação para manuseá-las.

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Publicado

2024-02-26

Edição

Seção

Linha 3 - Modernização no século XXI: Efeitos e implicações das novas tecnologias como aspecto desafiador na América Latina