O PERCURSO DAS COTAS ÉTNICO-RACIAIS NA UERN: EXPERIÊNCIAS DE UMA POLÍTICA PÚBLICA EM CONSTRUÇÃO

Autori

  • Francisco Cavalcante de Sousa
  • Lauro Gurgel de Brito

DOI:

https://doi.org/10.59776/2764-9970.2023.5071

Parole chiave:

Ações afirmativas, Ensino superior, Estudo de caso, política pública

Abstract

O debate sobre ações afirmativas não é de hoje. Nas últimas duas déca-
das cresceu significativamente o número de pesquisas na literatura cien-
tífica sobre o tema no Brasil, especialmente sobre cotas étnico-raciais.

Este artigo discute o percurso histórico-institucional pelo qual passou a
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Brasil, na gestão
do sistema de cotas étnico-raciais, bem como apresenta casos e modelos
normativos de regulação dos processos de heteroidentificação de outras
universidades brasileiras no tema. Utiliza de pesquisa de natureza básica,

método hipotético-dedutivo, com abordagem qualitativa e procedimen-
tos bibliográfico, documental e estudo de caso. Considera que o processo

regulatório da matéria de ações afirmativas na instituição não é linear,
no sentido de que a instituição passou por profundas mudanças políticas

e administrativas que culminaram no amadurecimento das políticas pú-
blicas e se consubstanciam em novos modelos de atuação positiva para

pretos, pardos e indígenas no Ensino Superior.

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Pubblicato

2023-05-16

Fascicolo

Sezione

Linha 3 - Resistência identitária: as lutas por reconhecimento e garantia de direitos como uma forma de afirmação das identidades