EFEITO DA FORMAÇÃO DOCENTE SOBRE O NÍVEL DE DESEMPENHO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
Palabras clave:
Educação, Prova Brasil, SAEB, Função de Produção Educacional, MQOResumen
Tendo em consideração a importância da qualificação dos docentes para o
desempenho dos discentes, o presente trabalho tem por objetivo investigar os efeitos da
formação docente sobre o nível de desempenho dos discentes do ensino fundamental do Brasil.
Através dos microdados advindos da Prova Brasil do ano de 2017 (referente aos alunos do 5º
ano do ensino fundamental), oriundos do SAEB, aplicou-se um modelo de função de produção
educacional realizando as estimações por Mínimos Quadrados Ordinários (MQO). Os
resultados demostraram que as variáveis relacionadas aos docentes evidenciam alguma relação
de retorno sobre as proficiências dos discentes nas disciplinas de Língua Portuguesa e
Matemática. Dessa maneira, pode-se inferir que os docentes com ensino superior em cursos
específicos de matemática e letras possuem um efeito superior aos que cursaram apenas o curso
de pedagogia sobre o desempenho dos seus alunos.