EFEITO DA FORMAÇÃO DOCENTE SOBRE O NÍVEL DE DESEMPENHO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL

Autores

  • José Alexandre Queiroga do Nascimento
  • Andréa Ferreira da Silva
  • Pedro Willame Pereira da Silva
  • Jayane Freires Ferreira

Palavras-chave:

Educação, Prova Brasil, SAEB, Função de Produção Educacional, MQO

Resumo

Tendo em consideração a importância da qualificação dos docentes para o
desempenho dos discentes, o presente trabalho tem por objetivo investigar os efeitos da
formação docente sobre o ní­vel de desempenho dos discentes do ensino fundamental do Brasil.
Através dos microdados advindos da Prova Brasil do ano de 2017 (referente aos alunos do 5º
ano do ensino fundamental), oriundos do SAEB, aplicou-se um modelo de função de produção
educacional realizando as estimações por Mí­nimos Quadrados Ordinários (MQO). Os
resultados demostraram que as variáveis relacionadas aos docentes evidenciam alguma relação
de retorno sobre as proficiências dos discentes nas disciplinas de Lí­ngua Portuguesa e
Matemática. Dessa maneira, pode-se inferir que os docentes com ensino superior em cursos
especí­ficos de matemática e letras possuem um efeito superior aos que cursaram apenas o curso
de pedagogia sobre o desempenho dos seus alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-07-08

Como Citar

do Nascimento, J. A. Q. ., da Silva, A. F. ., da Silva, P. . W. P. ., & Ferreira, J. F. . (2021). EFEITO DA FORMAÇÃO DOCENTE SOBRE O NÍVEL DE DESEMPENHO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL. Revista Análise Econômica E Polí­ticas Públicas - RAEPP, 1(01). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RAEPP/article/view/3284

Edição

Seção

Artigos