EUFEMIZAÇÃO DO TRÁGICO NO CONTO "A MARIA LIONÇA", DE MIGUEL TORGA
Palabras clave:
Trágico, Eufemização, Maria Lionça, Miguel TorgaResumen
O trágico como temática literária surgiu na dramaturgia da Antiga Grécia. Ao longo do tempo, a temática da tragédia grega se reverberou também em outros gêneros literários. Dados os aspectos pesarosos contidos nas narrativas trágicas, consideramos oportuno investigar o processo de eufemização do trágico. Portanto, nosso objetivo, neste artigo, é analisar como ocorre a eufemização do trágico no conto "A Maria Lionça", de Miguel Torga (1996), publicado na obra Contos da Montanha. A presente investigação justifica-se pela escassez de estudos na perspectiva apontada. Sendo assim, selecionamos alguns trechos do conto para ilustrarem a nossa análise. Para a fundamentação teórica de nossa pesquisa, que é integralmente bibliográfica, nos baseamos em estudos acerca do trágico e do eufemismo, sob o viés literário. Recorremos í s pesquisas de teóricos como Strôngoli (2000), Szondi (2004), Lukács (2000), Machado (2005, 2006), Moisés (2013), Leal (2014), Nietzsche (1997, 2014), Oliveira (2015), dentre outros. Diante dos estudos e da análise realizados, observou-se que o conto "A Maria Lionça" é construído sob uma aura eufêmica que consiste na exaltação atribuída ao espaço e, principalmente, à personagem Lionça. Dessa forma, a eufemização se dá na atenuação da morte; e este abrandamento é motivado pela tentativa de levar o leitor a enxergar a integridade e hombridade da personagem Maria Lionça como virtudes superiores í s desgraças que lhe sobrevieram.
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Citas
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