CENAS DE ATENÇÃO CONJUNTA: GESTO DE APONTAR E A PRODUÇÃO VOCAL INFANTIL
Mots-clés :
Apontar, Atenção Conjunta, InteraçãoRésumé
A partir de esquemas interacionais, as crianças incorporam, durante a trajetória da aquisição da linguagem, segmentos da fala dos adultos. No começo das interações, a criança é totalmente dependente da fala do adulto/mãe. Com o passar do tempo adquire a capacidade de representar as intenções, a atenção, bem como o conhecimento, daquele com quem interage, tornando-se, assim, independente do enunciado do outro e passa, sozinho, a combinar vocábulos e fragmentos, a fim de estabelecer comunicação com o interlocutor. Porém, esses vocábulos e fragmentos não aparecem sozinhos, são acompanhados por gestos que emergem antes mesmo das crianças emitirem as chamadas holófrases, como forma primordial de comunicação entre o infante e sua cuidadora/mãe. Diante de tais fatos, nosso objetivo é mostrar o uso do gesto de apontar e sua relação com a produção vocal infantil, em cenas de atenção conjunta. Analisamos, portanto, duas díades mãe-bebê com crianças de 18 meses, que fazem parte do corpus do Laboratório da fala e da escrita da Universidade Federal da Paraíba (LAFE/UFPB), para compreender a relação entre as tipologias de apontar descritas por Cavalcante (1994) e as cenas de atenção conjunta propostas por Tomasello (2003). Como resultados podemos afirmar que após a criança compreender que pode, começa a combinar gesto e fala para estabelecer a interação, caracterizando uma evolução nas suas noções cognitivas.
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Références
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© Thalita Maria Lucindo Aureliano, Kátia Araujo de Lima, Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante 2019
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