CENAS DE ATENÇÃO CONJUNTA: GESTO DE APONTAR E A PRODUÇÃO VOCAL INFANTIL

Autores

  • Thalita Maria Lucindo Aureliano Universidade Federal da Paraí­ba
  • Kátia Araujo de Lima Universidade Federal da Paraí­ba
  • Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante Universidade Federal da Paraí­ba

Palavras-chave:

Apontar, Atenção Conjunta, Interação

Resumo

A partir de esquemas interacionais, as crianças incorporam, durante a trajetória da aquisição da linguagem, segmentos da fala dos adultos. No começo das interações, a criança é totalmente dependente da fala do adulto/mãe. Com o passar do tempo adquire a capacidade de representar as intenções, a atenção, bem como o conhecimento, daquele com quem interage, tornando-se, assim, independente do enunciado do outro e passa, sozinho, a combinar vocábulos e fragmentos, a fim de estabelecer comunicação com o interlocutor. Porém, esses vocábulos e fragmentos não aparecem sozinhos, são acompanhados por gestos que emergem antes mesmo das crianças emitirem as chamadas holófrases, como forma primordial de comunicação entre o infante e sua cuidadora/mãe. Diante de tais fatos, nosso objetivo é mostrar o uso do gesto de apontar e sua relação com a produção vocal infantil, em cenas de atenção conjunta. Analisamos, portanto, duas dí­ades mãe-bebê com crianças de 18 meses, que fazem parte do corpus do Laboratório da fala e da escrita da Universidade Federal da Paraí­ba (LAFE/UFPB), para compreender a relação entre as tipologias de apontar descritas por Cavalcante (1994) e as cenas de atenção conjunta propostas por Tomasello (2003). Como resultados podemos afirmar que após a criança compreender que pode, começa a combinar gesto e fala para estabelecer a interação, caracterizando uma evolução nas suas noções cognitivas.

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Biografia do Autor

Thalita Maria Lucindo Aureliano, Universidade Federal da Paraí­ba

Graduada em Letras - Português pela Universidade Federal da Paraí­ba (UFPB) desde 2012 e Mestre em linguí­stica pela mesma universidade desde 2015. Atualmente é doutoranda na instituição supracitada, integrante do Laboratório da Compreensão Neurocognitiva da Linguagem (LACON)–UFPB e professora substituta do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina – Campus Araranguá.

Kátia Araujo de Lima, Universidade Federal da Paraí­ba

Mestre na área de Aquisição de Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação em Linguí­stica da UFPB (2015), Especialista em Lí­ngua Portuguesa pelo IBRAED (2013), Graduada em Letras com habilitação em Lí­ngua Portuguesa pela UFPB (2012).

Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante, Universidade Federal da Paraí­ba

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco (1989), mestrado em Linguí­stica pela Universidade Federal de Pernambuco (1994) e doutorado em Linguí­stica pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Atualmente é professora Titular da Universidade Federal da Paraí­ba. Tem experiência na área de Linguí­stica, com ênfase em Aquisição da Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição da linguagem, interação mãe-bebê, prosódia, multimodalidade, letramento. É Bolsista de produtividade em pesquisa pelo CNPq. 

Referências

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

AURELIANO, T. M. L. .; LIMA, K. A. de .; CAVALCANTE, M. C. B. . CENAS DE ATENÇÃO CONJUNTA: GESTO DE APONTAR E A PRODUÇÃO VOCAL INFANTIL. COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 6, n. 2, p. 104–119, 2019. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/2512. Acesso em: 23 nov. 2024.