EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA/AFRODESCENDENTE NO CEARÁ E O SISTEMA ESCOLAR NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DA REPÚBLICA EM FORTALEZA (1891-1915)
Resumo
Este artigo tem como foco demonstrar as fissuras da política educacional em relação à população negra do/no estado do Ceará, especificamente em Fortaleza, no período das primeiras duas décadas republicanas no Brasil. Deste modo, a presente escrita seguiu as trilhas da pesquisa qualitativa do tipo descritiva com método procedimental bibliográfico com base em fontes secundárias de livros e documentos. Em conclusão restou demonstrado que a realidade da escola não fazia-se presente para a maioria da população negra de Fortaleza. Portanto, em sua grande maioria essa parcela da população parece não ter conseguido transpor as barreiras impostas pelo controle escolar – racismo, preconceito, discriminação e dificuldades financeiras.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2020-04-18
Como Citar
Carlos Rafael Vieira Caxile, José Gerardo Vasconcelos, & Antônio Roberto Xavier. (2020). EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA/AFRODESCENDENTE NO CEARÁ E O SISTEMA ESCOLAR NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DA REPÚBLICA EM FORTALEZA (1891-1915). Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 5(13). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1656
Edição
Seção
Artigos