A REALIDADE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL

Autores

  • Antônio Roberto Xavier
  • Elisangela André da Silva Costa
  • Maria Angerlane Sampaio

Palavras-chave:

EJA, Polí­tica Educacional, Paulo Freire, Ensino

Resumo

Este artigo analisa o funcionamento da Educação de Jovens e Adultos como direito e modalidade de ensino. A pesquisa foi realizada no ano de 2017 em uma turma de EJA III, correspondente aos 6º e 7º anos do ensino fundamental na escola pública municipal Francisco Rocha Ramos, Centro, Acarape, Ceará. Trata-se de uma pesquisa básica do tipo descritiva quanto ao objetivo e qualitativa quanto à abordagem. Em relação ao procedimento técnico empregou-se o estudo de caso. A pesquisa aponta para avanços e desafios presentes ao longo da história da educação no Brasil e apresenta a perspectiva freireana como um importante referencial que sustenta as orientações curriculares das instituições públicas de ensino, indicando a necessidade de mobilização social como elemento de luta e defesa do direito da população à educação pública, gratuita e de qualidade, inclusive para a EJA. Conclui-se, acentuando que os estudantes que fazem parte do ensino da EJA necessitam de estí­mulo e apoio para permanecerem em sala de aula. Deste modo, é fundamental que os docentes tenham acesso a formações que explorem suas habilidades e busquem novas alternativas de conhecimentos significativos e identitários para os discentes de EJA.

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Publicado

2020-03-24

Como Citar

Antônio Roberto Xavier, Elisangela André da Silva Costa, & Maria Angerlane Sampaio. (2020). A REALIDADE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL . Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 4(10). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1055