ESTÁGIO SUPERVISIONADO E CARTAS PEDAGÓGICAS

o que dizem essas bem traçadas linhas?

Autores

Resumo

O presente trabalho objetiva refletir sobre a escrita de cartas pedagógicas durante o Estágio Supervisionado como estratégia de mediação das perspectivas crí­tica e reflexiva da formação de futuros professores. Pautado na abordagem qualitativa, o estudo utilizou-se da análise documental, tomando como objetos de análise o projeto pedagógico dos cursos e cartas produzidas por licenciandos durante disciplinas de Estágio Supervisionado III e IV, vinculadas a cursos de licenciatura do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (ICEN) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). O estudo revelou que o movimento de autoria desencadeado pela escrita das cartas permite a articulação entre teoria e prática, a leitura crí­tica das trajetórias pessoais e profissionais implicadas no processo de construção identitária e a percepção mais ampla dos diferentes aspectos da realidade que interferem no modo como a formação e o trabalho docente são estruturados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisangela André da Silva Costa, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

Pós-Doutora em Educação (USP). Doutora em Educação (UFC). Professora na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

Elcimar Simão Martins

Pós-Doutor em Educação (USP). Doutor em Educação (UFC). Professor na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

Maria Socorro Lucena Lima, Professora do Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará - UECE

Pós-Doutora em Educação (USP). Doutora em Educação (USP). Professora do Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Downloads

Publicado

2021-07-07

Como Citar

Elisangela André da Silva Costa, Elcimar Simão Martins, & Maria Socorro Lucena Lima. (2021). ESTÁGIO SUPERVISIONADO E CARTAS PEDAGÓGICAS: o que dizem essas bem traçadas linhas?. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 7(22). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3276