HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA, AFRICANA E INDÍGENA NA UNILAB: a experiência do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática

Autores

  • Elcimar Simão Martins
  • Pedro Henrique Ferreira de Oliveira

Palavras-chave:

Leis 10.639/03 e 11.645/08, Formação de professores, Ciências da Natureza e Matemática

Resumo

O artigo objetiva compreender o impacto das práticas educativas que abordam a História e a Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indí­gena na formação inicial de professores em uma universidade que desenvolve cooperação internacional com Paí­ses Africanos de Lí­ngua Oficial Portuguesa – PALOP, além do asiático Timor Leste. Para tanto, faz uma sistematização de ações que buscam a efetivação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 no âmbito do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática, vinculado a UNILAB. O estudo possui abordagem qualitativa e se utilizou de análise documental e entrevista com estudantes. Os resultados revelam a necessidade de continuar investindo econômica e pedagogicamente nas polí­ticas afirmativas e de resgate da História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indí­gena, com vistas à formação de docentes preparados para trabalhar com as diversidades em contextos multirraciais e pluriétnicos.

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Publicado

2020-03-16

Como Citar

Elcimar Simão Martins, & Pedro Henrique Ferreira de Oliveira. (2020). HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA, AFRICANA E INDÍGENA NA UNILAB: a experiência do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática . Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 3(8). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/990