HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA, AFRICANA E INDÍGENA NA UNILAB: a experiência do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática
Palavras-chave:
Leis 10.639/03 e 11.645/08, Formação de professores, Ciências da Natureza e MatemáticaResumo
O artigo objetiva compreender o impacto das práticas educativas que abordam a História e a Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena na formação inicial de professores em uma universidade que desenvolve cooperação internacional com Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa – PALOP, além do asiático Timor Leste. Para tanto, faz uma sistematização de ações que buscam a efetivação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 no âmbito do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática, vinculado a UNILAB. O estudo possui abordagem qualitativa e se utilizou de análise documental e entrevista com estudantes. Os resultados revelam a necessidade de continuar investindo econômica e pedagogicamente nas políticas afirmativas e de resgate da História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena, com vistas à formação de docentes preparados para trabalhar com as diversidades em contextos multirraciais e pluriétnicos.
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