POLÍTICA DE FOMENTO ÀS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL:

direitos iguais de aprendizagem para todos?

Autores

Palavras-chave:

Polí­tica educacional; Ensino Médio; Tempo Integral; Juventude, Equidade.

Resumo

No Brasil, o Ensino Médio tem ocupado lugar de destaque no âmbito dos debates educacionais, sendo objeto de diferentes reformas, polí­ticas e programas, direcionando os jovens várias formas de ofertas, o que geram múltiplas maneiras de se cursar o Ensino Médio no paí­s. O presente artigo discute as possibilidades de implementação da polí­tica de Fomento í s Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), considerando o contexto de desigualdades educacionais que caracteriza a educação brasileira. A problemática dialoga com um referencial teórico que compreende a construção social dos sistemas de ensino com base em contradições sócio históricas, contextualizando a concepção de juventude, educação integral, escola em tempo integral e ensino médio. Assim, qualquer proposta de escolas de tempo integral deve ultrapassar o entendimento simplista de ampliação do tempo/espaço.

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Publicado

2020-08-25

Como Citar

Lima, E. R. S., Francisca Natália da Silva, & Maria Kélia da Silva. (2020). POLÍTICA DE FOMENTO ÀS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL:: direitos iguais de aprendizagem para todos? . Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 6(17). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2277