POLÍTICA DE FOMENTO ÀS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL:
direitos iguais de aprendizagem para todos?
Palavras-chave:
Política educacional; Ensino Médio; Tempo Integral; Juventude, Equidade.Resumo
No Brasil, o Ensino Médio tem ocupado lugar de destaque no âmbito dos debates educacionais, sendo objeto de diferentes reformas, políticas e programas, direcionando os jovens várias formas de ofertas, o que geram múltiplas maneiras de se cursar o Ensino Médio no país. O presente artigo discute as possibilidades de implementação da política de Fomento í s Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), considerando o contexto de desigualdades educacionais que caracteriza a educação brasileira. A problemática dialoga com um referencial teórico que compreende a construção social dos sistemas de ensino com base em contradições sócio históricas, contextualizando a concepção de juventude, educação integral, escola em tempo integral e ensino médio. Assim, qualquer proposta de escolas de tempo integral deve ultrapassar o entendimento simplista de ampliação do tempo/espaço.