REVISTA DO SIMAIS
um estudo para fundamentar índices e indicadores da educação
DOI:
https://doi.org/10.21920/recei.v11i36.7190Palavras-chave:
Avaliação em larga escala; Índices e indicadores educacionais; SIMAIS; Estudos antecedentes; OppepResumo
Este estudo objetivou subsidiar a pesquisa “Construindo indicadores para a qualidade educativa e aprendizagem significativa no Rio Grande do Norte” desenvolvida pelo Observatório de Políticas Públicas de Educação Profissional do IFRN e pela Secretaria de Educação do Rio Grande do Norte. Nele, analisamos as revistas de divulgação de resultados do Sistema Integrado de Monitoramento e Avaliação Institucional do Rio Grande do Norte publicadas entre 2017 e 2024, que são voltadas para gestores e professores. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, baseada na análise documental e bibliográfica das revistas e ancora-se em referenciais que discutem políticas de avaliação em larga escala e Estado-Avaliador. Concluímos que o real valor das revistas depende da construção de uma cultura avaliativa que, além de mensurar, promova o engajamento crítico dos sujeitos na leitura e o uso dos dados como meio de transformação e emancipação educacional.
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