REVISTA DO SIMAIS

um estudo para fundamentar índices e indicadores da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei.v11i36.7190

Palavras-chave:

Avaliação em larga escala; Índices e indicadores educacionais; SIMAIS; Estudos antecedentes; Oppep

Resumo

Este estudo objetivou subsidiar a pesquisa “Construindo indicadores para a qualidade educativa e aprendizagem significativa no Rio Grande do Norte” desenvolvida pelo Observatório de Políticas Públicas de Educação Profissional do IFRN e pela Secretaria de Educação do Rio Grande do Norte. Nele, analisamos as revistas de divulgação de resultados do Sistema Integrado de Monitoramento e Avaliação Institucional do Rio Grande do Norte publicadas entre 2017 e 2024, que são voltadas para gestores e professores. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, baseada na análise documental e bibliográfica das revistas e ancora-se em referenciais que discutem políticas de avaliação em larga escala e Estado-Avaliador. Concluímos que o real valor das revistas depende da construção de uma cultura avaliativa que, além de mensurar, promova o engajamento crítico dos sujeitos na leitura e o uso dos dados como meio de transformação e emancipação educacional.

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Biografia do Autor

Erika Roberta Silva Lima, SEEC/Docente

Doutoranda em Ensino pela RENOEN/IFRN, Mestre em Educação profissional pelo IFRN. Graduada em Pedagogia pela UERN. Docente ne SEEC/RN. Membro do Observatório de Políticas Públicas em Educação Profissional - OPPEP

Marcio Adriano de Azevedo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte- IFRN

Graduado em Pedagogia pela UFRN (2000). Especialista em Processos Educacionais pela UFRN (2003). Mestre (2006) e Doutor (2010) em Educação (Política e Gestão), pela UFRN. Pós-Doutorado em Educação e Estudos Sociorreligiosos pela Universidad Nacional Costa Rica (UNA). É Professor Titular do Professor do Quadro Docente Permanente do Doutorado em Ensino da RENOEN/IFRN. Líder do Observatório de Políticas Públicas em Educação Profissional - OppEP-IFRN

Lenina Lopes Soares Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte- IFRN

Graduada em Pedagogia pela UFRN e em Ciências Sociais pela Universidade Luterana do Brasil. Especialista em Psicopedagogia pela UNP. Mestrado e Doutorado, no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, da UFRN. Docente do IFRN. Professora do Quadro Docente Permanente do PPGEP/IFRN. Líder do Núcleo de Pesquisa em Educação, Ciência, Tecnologia e Trabalho (Necttra) do IFRN.

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Publicado

2025-10-23

Como Citar

Lima, E. R. S., Azevedo, M. A. de, & Silva, L. L. S. (2025). REVISTA DO SIMAIS: um estudo para fundamentar índices e indicadores da educação. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 11(36). https://doi.org/10.21920/recei.v11i36.7190

Edição

Seção

Dossiê: Educação básica e educação profissional: índices, indicadores e contextos diversos