O CURRÍCULO PRATICADO NO COTIDIANO DA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO

dispersão ou unidade?

Autores

Resumo

Este texto discute a compreensão do currí­culo praticado no cotidiano da formação do pedagogo na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Seu objetivo é analisar os elementos curriculares praticados, buscando identificar o que, na diversidade, confere unidade à formação do pedagogo nessa instituição. A análise é fundamentada na perspectiva de currí­culo praticado (como rizoma) no cotidiano dos fazeressaberes docente na Universidade. A pesquisa qualitativa assumiu uma postura cartográfica, através de dados produzidos em entrevistas e observações participantes A análise traz a compreensão de que o currí­culo praticado na formação do pedagogo na instituição da pesquisa se constitui nas redes dos saberesfazeres em diferentes campi, conferindo unidade à formação do pedagogo, uma vez que as experiências vividas nesses contextos se desenvolvem com base na perspectiva de criação e invenção do saberfazer, considerando a realidade do contexto e permitindo a compreensão da capacidade de formar este profissional como um sujeito de possibilidades.

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Biografia do Autor

Valdriano Ferreira do Nascimento, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutor em Educação pela UECE. Professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará.

Luisa Xavier de Oliveira, Universidade Federal do Piauí­ - UFPI

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora Adjunta da Universidade Federal do Piauí­.

Isabel Maria Sabino de Farias, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutora em Educação Brasileira pela UFC. Professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Ní­vel 2. 

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Publicado

2021-08-09

Como Citar

Valdriano Ferreira do Nascimento, Luisa Xavier de Oliveira, & Isabel Maria Sabino de Farias. (2021). O CURRÍCULO PRATICADO NO COTIDIANO DA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: dispersão ou unidade?. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 7(22). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3324