TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

perspectiva curricular e polí­tica

Autores

Resumo

O artigo propõe uma reflexão sobre a crescente presença das tecnologias no campo de atuação/formação de professores, uma discussão que permeia o campo do currí­culo e das polí­ticas voltadas para a formação de professores. Apresenta-se, algumas potencialidades das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para o incremento da ação pedagógica docente, suas inovações e alternativas no desenvolvimento de estratégias didáticas, a partir do reconhecimento de um mundo diverso, tomado por rápidas mudanças e transformações, advindas do mundo do digital, do midiático e do tecnológico. Metodologicamente, partiu-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, realizada por meio de pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório. A discussão aponta, portanto, para a importância de pensar um processo formativo da profissão docente de forma crí­tica, ativa, reflexiva, capaz de dialogar com novas linguagens, sem abandonar o sentido social, humano e polí­tico da docência.

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Biografia do Autor

Luisa Xavier de Oliveira, Universidade Federal do Piauí­ - UFPI

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora adjunta da Universidade Federal do Piauí­ (UFPI).

Francisco Renato Lima, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Doutorando em Linguí­stica (UNICAMP). Mestre em Letras (UFPI). Professor substituto da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). 

Maria da Conceição Rodrigues Martins, Universidade Federal do Piauí­ - UFPI

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professora adjunta da Universidade Federal do Piauí­ (UFPI). 

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Publicado

2022-02-14

Como Citar

Luisa Xavier de Oliveira, Francisco Renato Lima, & Maria da Conceição Rodrigues Martins. (2022). TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: perspectiva curricular e polí­tica. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 8(25). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3832