EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA COVID-19

publicações brasileiras no Education Resources Information Center

Autores

Palavras-chave:

Educação brasileira, Ensino remoto, Pandemia, COVID-19

Resumo

O artigo trata acerca das publicações cientí­ficas brasileiras divulgadas no Education Resources Information Center (ERIC) sobre a educação em contexto pandêmico. Objetivou-se caracterizar os artigos cientí­ficos constantes na plataforma internacional ERIC acerca da educação brasileira no contexto da COVID-19. Realiza-se uma revisão de literatura, do tipo Estado da Arte, discutido mediante análise de conteúdo. Constatou-se 687 artigos indexados na ERIC, contudo, havia apenas seis produtos brasileiros, dos quais quatro debruçam-se sobre a temática em tela. Três categorias temáticas emergiram da análise:  estrutura governamental/institucional de apoio ao ensino on-line pré-existente à pandemia da COVID-19; reformulação de estratégias pedagógicas na educação básica; e reestruturação de estratégias pedagógicas no ensino superior internacionalizado. Conclui-se que ainda são escassos os produtos brasileiros indexados na ERIC sobre educação no cenário pandêmico e os poucos existentes foram desenvolvidos por associações com programas ou pesquisas internacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanusa Nascimento Sabino Neves, Universidade Federal da Paraí­ba

Mestra em Gestão de Organizações Aprendentes pela Universidade Federal da Paraí­ba (UFPB). Licenciada em Enfermagem pela UFPB. Graduada em Direito pela UNIPÊ. Especialista em Linhas de Cuidado em Enfermagem pela UFSC. Enfermeira do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW/UFPB).

Lia Machado Fiuza Fialho, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Pós-doutora em Educação e doutora em Educação. Professora doutora do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UECE). Editora da revista Educação & Formação. Pesquisadora produtividade CNPq.

Charliton José dos Santos Machado, Universidade Federal da Paraí­ba

Pós-Doutor em Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra/Portugal. Pós-Doutor em História e Filosofia da Educação pela Unicamp. Doutor em Educação pela UFRN. Mestre em Sociologia pela UFPB. Professor titular da UFPB. Pesquisador produtividade CNPq.

Downloads

Publicado

2021-08-14

Como Citar

Neves, V. N. S. ., Fialho, L. M. F., & Machado, C. J. dos S. . (2021). EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA COVID-19: publicações brasileiras no Education Resources Information Center. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 7(23). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3371