EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA COVID-19
publicações brasileiras no Education Resources Information Center
Palavras-chave:
Educação brasileira, Ensino remoto, Pandemia, COVID-19Resumo
O artigo trata acerca das publicações científicas brasileiras divulgadas no Education Resources Information Center (ERIC) sobre a educação em contexto pandêmico. Objetivou-se caracterizar os artigos científicos constantes na plataforma internacional ERIC acerca da educação brasileira no contexto da COVID-19. Realiza-se uma revisão de literatura, do tipo Estado da Arte, discutido mediante análise de conteúdo. Constatou-se 687 artigos indexados na ERIC, contudo, havia apenas seis produtos brasileiros, dos quais quatro debruçam-se sobre a temática em tela. Três categorias temáticas emergiram da análise: estrutura governamental/institucional de apoio ao ensino on-line pré-existente à pandemia da COVID-19; reformulação de estratégias pedagógicas na educação básica; e reestruturação de estratégias pedagógicas no ensino superior internacionalizado. Conclui-se que ainda são escassos os produtos brasileiros indexados na ERIC sobre educação no cenário pandêmico e os poucos existentes foram desenvolvidos por associações com programas ou pesquisas internacionais.