INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO MÉDICA

evidências dos estudos latino-americanos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/2447-0783.2025.6674

Palavras-chave:

Ensino Superior, Formação Médica, Inteligência Artificial, Tecnologia

Resumo

Ferramentas de Inteligência Artificial (IA) estão cada vez mais presentes nas atividades humanas. Este artigo objetivou compreender padrões e tendências das pesquisas científicas latino-americanas sobre IA na educação médica. Realizou-se um estudo cientométrico que, utilizando o software VOSviewer®, analisou 51 artigos publicados entre 2003 e 2024 registrados na base de dados Scopus. As publicações intensificaram-se a partir de 2021, e o Brasil liderou com 17 artigos. Países latino-americanos colaboraram com pesquisadores de todos os continentes, mas a África foi sub-representada. Quatro eixos temáticos emergiram: ChatGPT na educação médica, Gamificação e IA no ensino de Medicina, Aprendizagem médica por máquinas inteligentes e Telemedicina e IA. As pesquisas ponderam sobre limites e possibilidades das tecnologias de IA, enquanto refletem sobre a necessidade de capacitação para o manejo crítico e ético das tecnologias ancoradas na IA e sobre o futuro da profissão médica.

Downloads

Biografia do Autor

Adriel Vitor Sabino da Costa Neves, Universidade Federal da Paraíba

Acadêmico de Medicina pela Universidade Federal da Paraíba. Extensionista no projeto: Educação permanente em saúde: implementando a vigilância epidemiológica dos casos de hanseníase na região metropolitana de João Pessoa.

Wânia Cristina Morais de Macêdo, Faculdade de Medicina Nova Esperança

Acadêmica de Medicina pela Faculdade de Medicina Nova Esperança. Mestra em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba.

Lia Machado Fiuza Fialho, Universidade Estadual do Ceará

Professora permanente do Pós-Graduação em Educação (PPGE/UECE). Pesquisadora Produtividade em Pesquisa CNPQ 2. Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba e pela Universidad de Cádiz.

Referências

ALDEMAN, Nayze Lucena Sangreman et al. Smartpathk: a platform for teaching glomerulopathies using machine learning. BMC medical education, v. 21, n. 1, p. 248, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s12909-021-02680-1. Acesso em: 02 ago. 2024.

ALONSO-SILVERIO, Gustavo Adolfo et al. Development of a laparoscopic box trainer based on open source hardware and artificial intelligence for objective assessment of surgical psychomotor skills. Surgical Innovation, v. 25, n. 4, p. 380-388, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1553350618777045. Acesso em: 02 ago. 2024.

BARROSO, Felipe dos Reis et al. Ensino remoto emergencial em Fortaleza (CE):desempenho e ambiente de estudos de alunos do nível médio. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 5, p. e11566, 2023. DOI: 10.47149/pemo.v5.e11566. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11566. Acesso em: 03 ago. 2024.

BENBOUJJA, Fouzi et al. Overcoming language barriers in pediatric care: a multilingual, AI-driven curriculum for global healthcare education. Frontiers in Public Health, v. 12, p. 1337395, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.3389/fpubh.2024.1337395. Acesso em: 01 ago. 2024.

CASTELLANO, Mónica Stambuk et al. Empowering human anatomy education through gamification and artificial intelligence: An innovative approach to knowledge appropriation. Clinical Anatomy, v. 37, n. 1, p. 12-24, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1002/ca.24074. Acesso em: 01 ago. 2024.

COTTON, Debby; COTTON, Peter; SHIPWAY, Reuben. Chatting and cheating: Ensuring academic integrity in the era of ChatGPT. Innovations in Education and Teaching International, p. 1-12, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1080/14703297.2023.2190148. Acesso em: 05 ago. 2024.

VAN ECK, Nees Jan; WALTMAN, Ludo. VOSviewer manual Leiden: Universiteit Leiden, 2022.

ELSEVIER. Scopus: banco de dados de resumos e citações multidisciplinar, abrangente e confiável, 2024. Disponível em: https://www.elsevier.com/pt-br/products/scopus. Acesso em: 30 jul. 2024.

FIALHO, Lia Machado Fiuza; NEVES, Vanusa Nascimento Sabino. Professores em meio ao ensino remoto emergencial: repercussões do isolamento social na educação formal. Educação e Pesquisa, v. 48, e260256, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202248260256por. Acesso em: 30 jul. 2024.

FIALHO, Lia Machado Fiuza; NEVES, Vanusa Nascimento Sabino. Tecnologias digitais da informação e comunicação para o alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável: a educação atravessada pela pandemia. Revista Lusófona de Educação, v. 61, n. 61, 2024. Disponível em: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/9325. Acesso em: 03 ago. 2024.

FIALHO, Lia Machado Fiuza; NEVES, Vanusa Nascimento Sabino; NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do. The use of microlearning in the educational field: an overview of worldwide scientific production. Edutec, Revista Electrónica de Tecnología Educativa, n. 88, p. 7-23, 2024a. Disponível em: https://edutec.es/revista/index.php/edutec-e/article/view/3123. Acesso em: 03 ago. 2024.

FIALHO, Lia Machado Fiuza; NEVES, Vanusa Nascimento Sabino; NASCIMENTO, Karla Angélica Silva. Microcreativity with chat generative pre-trained transformer: Learnings in virtual space. JOTSE, v. 14, n. 1, p. 95-108, 2024b. Disponível em: https://doi.org/10.3926/jotse.2338. Acesso em: 03 ago. 2024.

FUNK, Paul et al. ChatGPT’s response consistency: A study on repeated queries of medical examination questions. European journal of investigation in health, psychology and education, v. 14, n. 3, p. 657-668, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.3390/ejihpe14030043. Acesso em: 03 ago. 2024.

GUTIERREZ-CIRLOS, Carlos et al. ChatGPT: oportunidades y riesgos en la asistencia, docencia e investigación médica. Gac. Méd. Méx, Ciudad de México, v. 159, n. 5, p. 382-389, 2023. Disponível em: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0016-38132023000500382&lng=es&nrm=iso. Acesso cem: 31 jul. 2024.

JHA, Debesh et al. A comprehensive analysis of classification methods in gastrointestinal endoscopy imaging. Medical image analysis, v. 70, p. 102007, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.media.2021.102007. Acesso em: 06 ago. 2024.

JULIÀ‐SAPÉ, Margarida et al. Multicentre evaluation of the INTERPRET decision support system 2.0 for brain tumour classification. NMR in Biomedicine, v. 27, n. 9, p. 1009-1018, 2014. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25042391/. Acesso em: 31 jul. 2024.

LEE, Kai-Fu. Inteligência artificial: como os robôs estão mudando o mundo, a forma como amamos, nos relacionamos e vivemos. Tradução: Marcelo Barbão. 1. ed. Rio de Janeiro: Globo Livros, 2019. (Recurso eletrônico).

LEWANDROWSKI, Kai-Uwe et al. The changing environment in postgraduate education in orthopedic surgery and neurosurgery and its impact on technology-driven targeted interventional and surgical pain management: Perspectives from Europe, Latin America, Asia, and the United States. Journal of Personalized Medicine, v. 13, n. 5, p. 852, 2023.

LOBO, Luiz Carlos. Inteligência artificial: o futuro da Medicina e a Educação Médica. Revista Brasileira de Educação Médica [online], v. 42, n. 3, p. 308, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v42n3RB20180115EDITORIAL1. Acesso em: 05 ago. 2024.

MAYTA-TOVALINO, Frank et al. Scientometric analysis on the use of ChatGPT, artificial intelligence, or intelligent conversational agent in the role of medical training. Educación Médica, v. 25, n. 2, p. 100873, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.edumed.2023.100873. Acesso em: 31 jul. 2024.

MELO, Jairo Simão Santana et al. Integração da interface phantom ao sistema tutor inteligente para o ambiente de simulação médica. Revista Brasileira de Engenharia Biomédica, v. 27, n. 2, p. 98-109, jun. 2011. Disponível em: http://www.rbejournal.org/doi/10.4322/rbeb.2011.009. Acesso em: 31 jul. 2024.

NEVES, Vanusa Nascimento Sabino; ASSIS, Daniel Valdegil.; ARAGÃO, Wilson Honorato. Um balanço da produção científica brasileira sobre trabalho docente (2008-2023). Educação & Formação, [S. l.], v. 8, p. e11805, 2023. DOI: 10.25053/redufor.v8.e11805. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/11805. Acesso em: 04 ago. 2024.

NEVES, Vanusa Nascimento Sabino; MACHADO, Charliton José dos Santos: FIALHO, Lia Machado Fiuza. Competencias digitales docentes para la educación a distancia en tiempos de aislamiento social derivado de la Covid-19. Hachetetepé. Revista científica de Educación Y Comunicación, n. 24, p. 1106, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.25267/Hachetetepe.2022.i24.1106. Acesso em: 31 jul. 2024.

NUÑEZ, Agustín et al. Machine Learning: a training need today for tomorrow’s physicians. Ver. Chil. Anest., n. 53, v.1, p.16-20, 2024. Disponível em: https://repositorio.uautonoma.cl/handle/20.500.12728/10343. Acesso em: 3 ago. 2024.

OLIVA, Manuel Francisco Romero et al. Metodologias e tecnologias emergentes aplicadas ao ensino universitário. Revista de Tecnologia e Educação Científica, v. 14, n. 1, p. 1-3, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.3926/jotse.2643. Acesso em: 03 ago. 2024.

OLIVEIRA, Marcos Antônio de; PONTES, Verônica Maria de Araújo. O letramento digital e o ensino remoto: a percepção dos estudantes sobre a aprendizagem. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e47212, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v.4.7212. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/7212. Acesso em: 03 ago. 2024.

PAIVA, José Hícaro Hellano Gonçalves Lima et al. O Uso da Estratégia Gamificação na Educação Médica. Revista Brasileira de Educação Médica [online], v. 43, n. 1, p. 147-156, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v43n1RB20170140. Acesso em: 01 ago. 2024.

PANTALEAO, Alexandre Negrao et al. Fostering Digital Health in Universities: An Experience of the First Junior Scientific Committee of the Brazilian Congress of Health Informatics. Healthcare Informatics Research, v. 30, n. 1, p. 83-89, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.4258/hir.2024.30.1.83. Acesso em: 02 ago. 2024.

POSADAS-MARTINEZ, Maria Lourdes et al. The role of registries in improving health and bridging healthcare, research, education, innovation and development: a research department perspective. Journal of International Medical Research, v. 52, n. 3, p. 03000605241233140, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1177/030006052412331. Acesso em: 01 ago. 2024.

PUCCHIO, Aidan et al. Exploration of exposure to artificial intelligence in undergraduate medical education: a Canadian cross-sectional mixed-methods study. BMC medical education, v. 22, n. 1, p. 815, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s12909-022-03896-5. Acesso em: 01 ago. 2024.

REVERÓN, Rafael Romero. Artificial intelligence in current undergraduate medical education. Gaceta Médica de Caracas, [S. l.], v. 132, n. 2, 2024. Disponível em: http://saber.ucv.ve/ojs/index.php/rev_gmc/article/view/28559. Acesso em: 31 jul. 2024.

RODRÍGUEZ, Victor Amar; OLIVA, Manuel Francisco Romero; PONCE, Hugo Heredia. Apresentação da seção especial: microlearning e tecnologia. Edutec, Revista Eletrônica de Tecnologia Educacional, [S. eu.] , n. 88, pág. 1–6, 2024. DOI: 10.21556/edutec.2024.88.3313. Disponível em: https://edutec.es/revista/index.php/edutec-e/article/view/3313. Acesso em: 04 ago. 2024.

ROSITCH, Anne et al. NCI Abstracts: Creative Approaches to Global Cancer Research and Control. JCO global oncology, v. 6, p. 4-7, 2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7846070/. Acesso em: 03 ago. 2024.

SILVA, Márcia Regina da; HAYASHI, Carlos Roberto Massao; HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Innocentini. Bibliometric and scientometric analyses: challenges for specialists working in the field. Ci. Inf. e Doc, v. 2, n. 1, p. 110-129, 2011. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/42337. Acesso em: 05 ago. 2024.

SHINDE, Pramila; SHAH, Seema. A review of machine learning and deep learning applications. In: 2018 Fourth international conference on computing communication control and automation (ICCUBEA). IEEE, 2018. p. 1-6. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/abstract/document/8697857. Acesso em: 05 ago. 2024.

SPINAK, Ernesto. Indicadores cienciométricos. Ciência da Informação [online], v. 27, n. 2, 1998. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-19651998000200006. Acesso em: 04 ago. 2024.

SU, Jiahong; YANG, Weipeng. Unlocking the power of ChatGPT: A framework for applying generative AI in education. ECNU Review of Education, p. 20965311231168423, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1177/20965311231168423. Acesso em: 05 ago. 2024.

VARAS, Julian et al. Innovations in surgical training: exploring the role of artificial intelligence and large language models (LLM). Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, v. 50, p. e20233605, 2023. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/37646729/. Acesso em: 03 ago. 2024.

VICARI, Rosa Maria et al. A multi-agent intelligent environment for medical knowledge. Artificial Intelligence in Medicine, v. 27, n. 3, p. 335-366, 2003. Disponível em: https://doi.org/10.1016/S0933-3657(03)00009-5. Acesso em: 03 ago. 2024.

Downloads

Publicado

2025-04-13

Como Citar

Neves, A. V. S. da C. ., Macêdo, W. C. M. de ., & Fialho, L. M. F. . (2025). INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO MÉDICA: evidências dos estudos latino-americanos. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 11(35). https://doi.org/10.21920/2447-0783.2025.6674

Edição

Seção

Artigos