DO RACISMO À EXCLUSÃO EDUCACIONAL DO QUILOMBO SÍTIO VEIGA

Autores

Palavras-chave:

Lei 10.639/03, Quilombo Sítio Veiga, Racismo

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar como a comunidade quilombola Sítio Veiga, em meio ao preconceito e ao racismo, conseguiu ter acesso à educação escolar formal. Utilizamos metodologicamente a pesquisa de cunho qualitativo realizada in loco, cuja modalidade norteadora foi a etnográfica e observação participante. Os resultados apresentados evidenciaram uma trajetória de luta e preconceito em torno da comunidade Sítio Veiga, repercutindo esses aspectos em diversos espaços, a exemplo da educação, um lugar não só de difícil inclusão, mas incapaz durante tanto tempo de dialogar com suas singularidades e os conhecimentos herdados por seus ancestrais. Contudo, há de se considerar que com a legitimação da Lei n.º 10.639/03 e as ações afirmativas, avanços também foram sendo alcançados ao possibilitar que esses sujeitos sociais inserissem-se nas universidades, quebrando padrões socialmente instituídos que não lhe possibilitavam acesso ao ensino superior.

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Biografia do Autor

Fernanda Ielpo da Cunha, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda em Educação pela UECE. Mestra em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis pela UNILAB. Graduada em Serviço Social pela UECE.

Aurinete Alves Nogueira, Universidade Estadual do Ceará

Mestranda em Educação pela UECE. Especialista em Gestão Educacional pela UNI7. Graduada em Pedagogia pela UFC. Professora alfabetizadora da rede Municipal de Fortaleza.

Lia Machado Fiuza Fialho, Universidade Estadual do Ceará

Professora permanente do PPGE/UECE. Pós-doutoranda em História da Educação pela Universidade de Salamanca-Espanha (USAL); Pós-doutora em Educação pela UFPB. Doutora em Educação Brasileira pela UFC.

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Publicado

2022-12-28

Como Citar

Cunha, F. I. da, Nogueira, A. A., & Fialho, L. M. F. (2022). DO RACISMO À EXCLUSÃO EDUCACIONAL DO QUILOMBO SÍTIO VEIGA. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 8(28). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4360

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