DO RACISMO À EXCLUSÃO EDUCACIONAL DO QUILOMBO SÍTIO VEIGA
Palavras-chave:
Lei 10.639/03, Quilombo Sítio Veiga, RacismoResumo
O presente estudo teve como objetivo analisar como a comunidade quilombola Sítio Veiga, em meio ao preconceito e ao racismo, conseguiu ter acesso à educação escolar formal. Utilizamos metodologicamente a pesquisa de cunho qualitativo realizada in loco, cuja modalidade norteadora foi a etnográfica e observação participante. Os resultados apresentados evidenciaram uma trajetória de luta e preconceito em torno da comunidade Sítio Veiga, repercutindo esses aspectos em diversos espaços, a exemplo da educação, um lugar não só de difícil inclusão, mas incapaz durante tanto tempo de dialogar com suas singularidades e os conhecimentos herdados por seus ancestrais. Contudo, há de se considerar que com a legitimação da Lei n.º 10.639/03 e as ações afirmativas, avanços também foram sendo alcançados ao possibilitar que esses sujeitos sociais inserissem-se nas universidades, quebrando padrões socialmente instituídos que não lhe possibilitavam acesso ao ensino superior.
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