CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA DOCENTE

Autores

Resumo

O Programa Residência Pedagógica possibilita ao Estudante de licenciatura do IFRN o fortalecimento de sua formação inicial por meio de aprendizagens práticas oportunizadas pela vivência da realidade escolar enquanto campo profissional da docência, promovendo a adequação dos currí­culos e propostas pedagógicas. O objetivo deste artigo é apresentar e discutir as principais vivências, experiências que foram desenvolvidas no programa Residência Pedagógica no contexto do IFRN, construindo uma análise do programa para a formação de professores de Fí­sica, a fim de corroborar para a prática profissional. O trabalho contempla um recorte de algumas experiências relacionadas a imersão do residente na escola campo, além da discussão do perí­odo de regência em sala de aula por meio do referido programa, serão analisadas em nossas discussões fatores que norteiam o planejamento das aulas de Fí­sica.

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Biografia do Autor

José Jefferson da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Licenciado em Fí­sica – IFRN. Pós-Graduando em Ensino de Ciências Naturais na Educação Básica. Professor do Centro Educacional Crescer Interativo – Touros – RN.

Geneci Cavalcanti Moura de Medeiros, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Licenciada em Fí­sica – UFRN. Mestra em Ensino de ciências e Matemática – UFRN. Professora Efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus João Câmara. Docente orientadora do Programa Residência Pedagógica- IFRN. 

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Publicado

2022-02-11

Como Citar

José Jefferson da Silva, & Geneci Cavalcanti Moura de Medeiros. (2022). CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA DOCENTE. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 8(25). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3821