EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: uma trajetória de dualidade e exclusão

Autores

  • Erickson Faustino da Nóbrega
  • Francisco das Chagas Silva Souza

Palavras-chave:

Trabalho, Educação profissional, dualidade, Lei 5.692/71

Resumo

Neste artigo, abordamos o uso da educação, no Brasil, como estratégia histórica de
dominação, submissão e exclusão de classes. Tem, como elemento central, o dualismo
da educação brasileira, ou seja, a separação entre a formação geral, destinada í s elites,
e a profissional, voltada para as camadas populares. Trata-se de uma pesquisa
bibliográfica sobre a história da Educação Profissional no Brasil. Estabelecemos como
limite temporal a criação da Lei 5.692/71, pelo fato desta ter possibilitado o fim ou
redução do dualismo ao instituir a profissionalização obrigatória no ensino de 2º grau.
Entretanto, apesar desse aspecto positivo, essa lei, como outras ações do Estado ao
longo do século XX, constituiu-se numa alternativa para o aumento da produtividade
econômica e para a contenção das camadas populares, não representando uma
democratização do ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-02-12

Como Citar

Erickson Faustino da Nóbrega, & Francisco das Chagas Silva Souza. (2020). EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: uma trajetória de dualidade e exclusão. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 1(3). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/583