DIÁLOGOS SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS COM ADOLESCENTES: UMA PRÁTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM RIACHUELO – RN
Palavras-chave:
Diálogos. Resíduos Sólidos. Adolescentes. Educação Ambiental. Riachuelo-RN.Resumo
Após uma pesquisa de iniciação científica sobre a percepção ambiental da população do município de Riachuelo-RN, identificamos alguns problemas ambientais, tais como: desmatamento na zona rural, falta de arborização na cidade, esgotos à céu aberto e, principalmente, resíduos sólidos jogados ou incinerados de forma inadequada. Nesse contexto, esse trabalho tem como objetivo dialogar sobre resíduos sólidos com adolescentes, a partir de uma prática de Educação Ambiental no município de Riachuelo, estado do Rio Grande do Norte. Para tal fim, utilizamos como procedimento metodológico uma sequência de prática educacional composta de quatro momentos. No primeiro momento, realizamos um diagnóstico prévio dos conhecimentos dos adolescentes em relação a temática abordada. No segundo, proporcionamos um momento de diálogo, o qual houve uma problematização sobre os resíduos sólidos no município. No terceiro, eles elaboraram cartazes com um enfoque na temática ambiental, os quais foram expostos ao longo dos corredores da escola. E no quarto momento, realizamos um "quiz" ambiental. Como resultado dessa prática educativa houve a materialização da aprendizagem mediante a produção de cartazes educativos, os quais expressaram a sensibilização em consequência do diálogo proposto pela prática.