ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA:

O DESAFIO DOCENTE NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Francisco Ringo Star Pinto Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Raimundo Inácio da Silva Filho Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.59776/2526-3889.2023.4538

Palavras-chave:

Ensino Remoto Emergencial, Educação Geográfica, Estágio Supervisionado Curricular

Resumo

Objetiva-se neste trabalho ampliar o conhecimento sobre o trabalho do Professor de Geografia com a questão didática, amparado nos recursos disponíveis na modalidade de ensino remoto emergencial, superando desafios que fragilizam o processo de ensino-aprendizagem. Os caminhos metodológicos da pesquisa estão amparados na pesquisa bibliográfica e documental. O período atual que se configura pela pandemia global tem causado efeitos caóticos e negativos no cenário mundial e consequentemente a educação tem sofrido com tais efeitos catastróficos. Novos desafios são impostos, dentre estes: o ensino remoto emergencial, que faz sobremaneira ao uso das tecnologias da informação e da comunicação por parte do professor. As condições de trabalho durante a pandemia levaram ao docente a apontar estratégias didáticas que potencializem o sentido da educação geográfica contemporânea no processo de ensino-aprendizagem e escolarização do aluno. Por fim espera-se o fim da pandemia global, e que a prática do trabalho docente do estagiário e futuro professor seja norteador no embasamento teórico e prático do ensino de geografia nesses tempos atuais, apontando para melhorias no ensino público.

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Biografia do Autor

Raimundo Inácio da Silva Filho, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Bacharel em Ciências Econômicas (UFRN), Licenciatura em Geografia (Centro Universitário ETEP), Especialista em Gestão da Qualidade Total (UFRN), Mestre em Geografia (UFRN) e Doutor em Geografia (UFPE). É professor Adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), lotado no Departamento de Geografia (DGE), Campus Avançado de Assú (CAA). Exerceu a chefia do Departamento de Economia (2009-2011), a coordenação do curso de Geografia (2012-2014), a diretoria da 11ª Diretoria Regional de Educação do Rio Grande do Norte - DIREC (2015) e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Assú - SEMEC (2016). Foi membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu - CBH-PPA (2013-2017). Recebeu as homenagens Economista do Ano 2018 (Conselho Regional de Economia, 2019) e do XXI Encontro de Geografia do Rio Grande do Norte - EGEORN (Comissão Organizadora, 2021). Atuou como conselheiro titular do Conselho Regional de Economia - CORECON/RN - 19ª Região (2014-2019). Exerceu a chefia do Departamento de Geografia (2018-2020). Foi coordenador do Doutorado Interinstitucional em Geografia - DINTER/UFRN/UERN (2021-2022). Atualmente é diretor administrativo do Campus Avançado de Assú - CAA (2022-2026). É membro titular (Primeiro Secretário) do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Piancó-Piranhas-Açu - CBH-PPA (2022-2026). Integra os grupos de pesquisas Gestão do Território e Desenvolvimento Regional (UERN) e Ambiente e Sociedade (UERN). 

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Publicado

01-11-2023

Como Citar

PINTO, F. R. S.; SILVA FILHO, R. I. da. ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA:: O DESAFIO DOCENTE NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA EM TEMPOS DE PANDEMIA. Revista GeoInterações, [S. l.], v. 7, n. 1, 2023. DOI: 10.59776/2526-3889.2023.4538. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RGI/article/view/4538. Acesso em: 21 dez. 2024.