ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA:
O DESAFIO DOCENTE NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA EM TEMPOS DE PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.59776/2526-3889.2023.4538Palavras-chave:
Ensino Remoto Emergencial, Educação Geográfica, Estágio Supervisionado CurricularResumo
Objetiva-se neste trabalho ampliar o conhecimento sobre o trabalho do Professor de Geografia com a questão didática, amparado nos recursos disponíveis na modalidade de ensino remoto emergencial, superando desafios que fragilizam o processo de ensino-aprendizagem. Os caminhos metodológicos da pesquisa estão amparados na pesquisa bibliográfica e documental. O período atual que se configura pela pandemia global tem causado efeitos caóticos e negativos no cenário mundial e consequentemente a educação tem sofrido com tais efeitos catastróficos. Novos desafios são impostos, dentre estes: o ensino remoto emergencial, que faz sobremaneira ao uso das tecnologias da informação e da comunicação por parte do professor. As condições de trabalho durante a pandemia levaram ao docente a apontar estratégias didáticas que potencializem o sentido da educação geográfica contemporânea no processo de ensino-aprendizagem e escolarização do aluno. Por fim espera-se o fim da pandemia global, e que a prática do trabalho docente do estagiário e futuro professor seja norteador no embasamento teórico e prático do ensino de geografia nesses tempos atuais, apontando para melhorias no ensino público.