OS DESAFIOS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO:
REFLEXÕES E RELATOS A SEREM COMPARTILHADOS
Palavras-chave:
Estágio Supervisionado., Ensino de Geografia, CidadaniaResumo
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a realidade escolar no ensino médio vivenciada durante a realização da regência no estágio supervisionado em Geografia, da Universidade do estado do Rio Grande do Norte - UERN, campus Assú. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica acerca do estágio supervisionado através da problematização sobre os desafios encontrados durante o ensino médio e por fim, apresentamos os relatos sobre o nosso estágio supervisionado no ensino médio. A pesquisa estabeleceu um diálogo que envolveu os seguintes elementos: as experiencias adquiridas no estágio supervisionado, o ensino de Geografia e a cidadania como tema transversal na construção dos saberes geográficos na escola. A nossa metodologia se baseou na revisão bibliográfica a partir do quadro teórico discutido no estágio na universidade e também incluímos relatos sobre as atividades desenvolvidas durante o estágio: a observação do ambiente escolar, as condições que encontramos para o ensino de Geografia na escola, os desafios que encontramos durante as regências das aulas, assim como a aplicação da nossa oficina pedagógica intitulada “Confusos”, que teve como foco o tema fusos horários.