O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA, A ESPACIALIDADE ESCOLAR E AS NOVAS TECNOLOGIAS

Autores

  • Francisco Thiago Brito do Oliveira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Kamilla Sayury da Silva Nunes Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Francisca Elizonete de Souza Lima Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado., Ambiente escolar., Novas Tecnologias.

Resumo

Este trabalho tem como escopo analisar as práticas empregadas no ensino-aprendizagem em Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental a partir do Estágio Supervisionado, considerando o emprego das tecnologias digitais. Para chegarmos a esse objetivo cumprimos algumas etapas: a primeira delas a revisão bibliográfica, considerando também os textos trabalhados no componente curricular do Estágio I ofertado pelo departamento de Geografia do Campus de Assú da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN. Ao concluirmos essa etapa realizamos nossa pesquisa empí­rica, a partir de observações registradas em diário de campo e da participação nas aulas e desenvolvimento de oficina pedagógica na escola onde realizamos o nosso estágio. E por fim, organizamos os dados coletados e sistematizamos nesse texto que ora apresentamos. Os resultados da nossa pesquisa nos revelaram algumas fragilidades no processo de ensino-aprendizagem da escola observada, tais quais: falta de estrutura, carência de uma formação continuada, déficit de equipamentos tecnológicos para realização das atividades, e ainda uma certa resistência quanto ao uso das novas tecnologias, em particular o uso do celular de forma didática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29-12-2021

Como Citar

OLIVEIRA, F. T. B. do .; NUNES, K. S. da S.; LIMA, F. E. de S. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA, A ESPACIALIDADE ESCOLAR E AS NOVAS TECNOLOGIAS. Revista GeoInterações, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 31–44, 2021. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RGI/article/view/3251. Acesso em: 4 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)