O NORDESTE BRASILEIRO NO ENSINO DE GEOGRAFIA:

UMA ANÁLISE A PARTIR DO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Maria Juliana Nascimento UERN
  • Francisca Elizonete de Souza Lima

Palavras-chave:

Ensino de Geografia; Livro didático; Nordeste.

Resumo

Este trabalho é resultado de nossas reflexões acerca da abordagem da região Nordeste no livro didático de Geografia do ensino médio "Fronteiras da Globalização – o espaço brasileiro: natureza e trabalho" de Lúcia Marina e Tércio que estava sendo adotado entre os anos de 2015 e 2017 nas turmas de terceiro ano de uma Escola pública, na cidade de Marcelino Vieira – RN. Buscamos analisar a forma como os conteúdos relacionados ao Nordeste são apresentados no livro, bem como propor metodologias para se trabalhar a região Nordeste no ensino de Geografia. Para a construção deste trabalho, realizamos, inicialmente, uma revisão bibliográfica contemplando autores como Andrade (1993), Gomes (2000), Albuquerque Júnior, (2011), dentre outros. Posteriormente, realizamos a análise do livro supracitado, e fomos a campo para dialogarmos com o professor de Geografia, e os alunos de uma das turmas que utilizavam o livro analisado. Nossas reflexões nos permitiram afirmar que o material didático analisado não contempla o Nordeste em sua totalidade, nem colabora para que haja um rompimento com os estereótipos acerca do Nordeste e do nordestino. Dessa forma, caberá ao professor, suprir as deficiências apresentadas pelo livro didático no que tange o ensino da região Nordeste.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29-12-2021

Como Citar

NASCIMENTO, M. J.; LIMA , F. E. de S. . O NORDESTE BRASILEIRO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: : UMA ANÁLISE A PARTIR DO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO. Revista GeoInterações, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 2–19, 2021. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RGI/article/view/3230. Acesso em: 2 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)