A GEOGRAFIA DOS ESTADOS MAIORES E A DOS PROFESSORES
UMA REFLEXíO DO SUBPROJETO PIBID GEOGRAFIA/CAWSL/UERN
Palavras-chave:
Ensino de Geografia. Oficinas pedagógicas. PIBID.Resumo
O nosso estudo tem como objetivo principal promover uma reflexão acerca das abordagens metodológicas inerentes í s práticas vivenciadas pelo subprojeto PIBID-Geografia, na Escola Estadual Juscelino Kubitschek (EEJK), na cidade de Açu/RN. Cuja a fase de observações, realizada por parte dos pibidianos, pôde-se constatar que há um viés de dominação hegemônica, presente na prática pedagógica dos professores de Geografia, advinda de períodos anteriores no que concerne a dualidade entre a geografia dos Estados maiores e a dos professores. Surgindo, dessa forma, a necessidade de entender o papeis de dominação e subordinação que ocorre dentro do sistema escolar, que são propositais e estratégicos, decorrente de uma sociedade capitalista contemporânea. Quanto í s reflexões dos envolvidos, adquiridas no espaço escolar, busca-se conscientizar sobre o papel do programa PIBID, enquanto colaborador na formação dos discentes do curso de Geografia, como também na prática docente dos professores parceiros da escola-campo. Com o intuito de obtermos êxito quantos aos objetivos propostos, utilizamos como cunho metodológico, a aplicação de oficinas pedagógicas. Para isso, iniciamos por uma revisão bibliográfica, na qual, resgatamos autores como Lacoste (2012) e Martins (2014) que discutem o ensino de Geografia, metodologias e formação docente. Os resultados apontam que a execução do gênero oficina pedagógica, produziu um saldo positivo, pois pode-se observar que os alunos interagiram de forma intensa. Por isso, ressaltamos a importância de desenvolver metodologias que envolvam e estimulem a interação dos alunos, correlacionando os conteúdos com as suas realidades.