A GEOGRAFIA DOS ESTADOS MAIORES E A DOS PROFESSORES

UMA REFLEXíO DO SUBPROJETO PIBID GEOGRAFIA/CAWSL/UERN

Autores

  • Elisabeth Silva Machado UERN
  • Ildson Carlos dos Santos Soares UERN
  • Jéssica Dafany Alcebí­ades Cabral UERN
  • Joshuá Davince Nunes Rocha UERN
  • Francisca Elizonete de Souza Lima UERN
  • Jeyson Ferreira Silva de Lima UERN

Palavras-chave:

Ensino de Geografia. Oficinas pedagógicas. PIBID.

Resumo

O nosso estudo tem como objetivo principal promover uma reflexão acerca das abordagens metodológicas inerentes í s práticas vivenciadas pelo subprojeto PIBID-Geografia, na Escola Estadual Juscelino Kubitschek (EEJK), na cidade de Açu/RN. Cuja a fase de observações, realizada por parte dos pibidianos, pôde-se constatar que há um viés de dominação hegemônica, presente na prática pedagógica dos professores de Geografia, advinda de perí­odos anteriores no que concerne a dualidade entre a geografia dos Estados maiores e a dos professores. Surgindo, dessa forma, a necessidade de entender o papeis de dominação e subordinação que ocorre dentro do sistema escolar, que são propositais e estratégicos, decorrente de uma sociedade capitalista contemporânea. Quanto í s reflexões dos envolvidos, adquiridas no espaço escolar, busca-se conscientizar sobre o papel do programa PIBID, enquanto colaborador na formação dos discentes do curso de Geografia, como também na prática docente dos professores parceiros da escola-campo. Com o intuito de obtermos êxito quantos aos objetivos propostos, utilizamos como cunho metodológico, a aplicação de oficinas pedagógicas. Para isso, iniciamos por uma revisão bibliográfica, na qual, resgatamos autores como Lacoste (2012) e Martins (2014) que discutem o ensino de Geografia, metodologias e formação docente. Os resultados apontam que a execução do gênero oficina pedagógica, produziu um saldo positivo, pois pode-se observar que os alunos interagiram de forma intensa. Por isso, ressaltamos a importância de desenvolver metodologias que envolvam e estimulem a interação dos alunos, correlacionando os conteúdos com as suas realidades. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

02-12-2020

Como Citar

MACHADO, E. S.; SOARES, I. C. dos S.; CABRAL, J. D. A.; ROCHA, J. D. N.; LIMA, F. E. de S.; LIMA, J. F. S. de. A GEOGRAFIA DOS ESTADOS MAIORES E A DOS PROFESSORES: UMA REFLEXíO DO SUBPROJETO PIBID GEOGRAFIA/CAWSL/UERN. Revista GeoInterações, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 2–16, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RGI/article/view/2697. Acesso em: 2 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)