ABORDAGEM DAS LINGUAGENS LÚDICAS PRESENTES NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA
Palavras-chave:
Geografia. Lúdico. Livro Didático.Resumo
O presente trabalho busca demonstrar a articulação do lúdico com o ensino de Geografia a partir dos Livros Didáticos dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental - Anos Finais. Deste modo, esta pesquisa procura analisar as linguagens e os recursos que são considerados lúdicos, explorados em cada obra didática, buscando descrever como se apresentam as atividades lúdicas, bem como, as implicações de tais atividades para o ensino e aprendizagem da geografia escolar; tendo em vista que, o uso do lúdico traz inovações pedagógicas para dentro de sala de aula, por meio de atividades que podem gerar o prazer, o entretenimento, o divertimento, proporcionando o desenvolvimento cognitivo dos educandos de forma significativa. Assim, esse estudo se constituiu numa abordagem qualitativa, através de uma pesquisa bibliográfica com base em material já elaborado a partir de alguns autores do ensino de geografia: Almeida (2003), Batista (2011), Dias (2013), Pacheco (2015), Santos (2011), Silva e Sampaio (2014), Tavares e Cunha (2011), Verceze e Silvino (2008) Verri e Endlich (2009), e da análise de coleções de Livros Didáticos de Geografia de diferentes edições do PNLD. A partir da análise das obras didáticas e da metodologia empregada vislumbrou-se que as atividades lúdicas ainda precisam ser mais exploradas nos conteúdos de Geografia.