ÍNDICES DE COBERTURA VEGETAL DA BACIA DE DRENAGEM DO RESERVATÓRIO CAIÇARA (MARCELINO VIEIRA/RN-BR)

Autores

Palavras-chave:

Bacia de drenagem, índice de vegetação, Cobertura vegetal

Resumo

O uso de í­ndices de vegetação, normalmente, é para realçar a variação da cobertura vegetal, sob diferentes técnicas de Sensoriamento Remoto (SR). A área em estudo é a bacia de drenagem do Reservatório Caiçara, localizado no extremo Oeste Potiguar, estado do Rio Grande do Norte, Brasil.  O objetivo da pesquisa foi mapear as variações da biomassa verde, bem como o desempenho dos í­ndices EVI (Enhanced Vegetation Index) e EVI 2 (Enhanced Vegetation Index 2). Como procedimento metodológico foram utilizadas as imagens espectrais do sensor OLI (Operational Terra Imager) do satélite LANDSAT 8, órbita 216, ponto 64, disponibilizadas pela USGS (United States Geological Survey); com as bandas espectrais, iniciaram-se as técnicas de Processamento Digital de Imagens (PDI), considerando as fases de pré-processamento, processamento e pós-processamento, empregando o SIG Qgis® 3.4 Madeira. Os í­ndices mostraram, basicamente, a variação da cobertura de biomassa verde, podendo ser correlacionados com o tipo de cobertura, ou mesmo a ausência. Também foi possí­vel verificar uma elevada correlação entre os í­ndices, o que significa que ambos são equivalentes entre seus valores. Conclui-se que os í­ndices constituem uma boa ferramenta para o estudo da cobertura vegetal, uma vez que viabilizaram a identificação da variação da cobertura vegetal a partir das diferentes refletâncias de presença ou de ausência da biomassa verde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aluizio Bezerra Júnior, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Graduado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2014 - 2018) / Campus de Pau dos Ferros. Mestre em Geografia Pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2019 - 2021) / Campus Mossoró. Atuando nas áreas: Hidrosistema de reservatório; Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto

Josiel de Alencar Guedes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Bacharel e Licenciado em Geografia, Mestre em Geociências e Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente sou professor do Curso de Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus de Assú (RN) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) no Campus Central, além de editor da Revista GeoInterações. Minhas pesquisas estão relacionadas a área da Geografia, com ênfase em Geografia Fí­sica atuando principalmente nos seguintes temas: Hidrogeografia e Geocartografia.

Agassiel de Medeiros Alves, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Diretor do Campus Avançado Profª Maria Elisa de Albuquerque Maia - CAMEAM-UERN. Professor Adjunto III do Curso de Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus de Pau dos Ferros, onde trabalha com disciplinas e pesquisas de Geografia Fí­sica. Doutorado em Ciência e Engenharia do Petróleo (PPGCEP) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na linha de pesquisa de Meio Ambiente. Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2006). Graduado com Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Tem experiência na área de Geografia Fí­sica com ênfase em Meio Ambiente, Ecologia e Biogeografia, atuando principalmente com os seguintes temas: semiárido, desenvolvimento sustentável, gestão e monitoramento ambiental, mudanças climáticas, sensoriamento remoto e geoprocessamento.

Downloads

Publicado

19-04-2021

Como Citar

BEZERRA JÚNIOR, A.; DE ALENCAR GUEDES, J.; DE MEDEIROS ALVES, A. ÍNDICES DE COBERTURA VEGETAL DA BACIA DE DRENAGEM DO RESERVATÓRIO CAIÇARA (MARCELINO VIEIRA/RN-BR) . Revista GeoInterações, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 41–51, 2021. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RGI/article/view/3127. Acesso em: 21 jan. 2025.