ANÁLISE DA PRODUÇÃO, GESTÃO E GERENCIAMENTO DO LIXO URBANO NO BRASIL E SUAS REGIÕES (2009-2021)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59776/2526-3889.2024.5483

Palavras-chave:

coleta seletiva, lixo, PNRS, reciclagem

Resumo

A geração crescente de lixo é um dos problemas ambientais que se constata em todo o mundo. No caso do Brasil, a quantidade de resíduos sólidos produzidos pela população cresce exponencialmente. A esse respeito, Calderoni (1998) e outros autores explicam que é preciso avançar na temática para ampliar a compreensão sobre as múltiplas dimensões do problema. Nesse sentido, o objetivo deste artigo foi analisar a evolução da produção do lixo, bem como a sua gestão no Brasil e suas regiões entre os anos de 2009 e 2021, abrangendo o período antes e depois da implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), em 2010. Para tanto, na metodologia, recorremos a revisão de parte da bibliografia que trata sobre o tema e a sistematização e análise dos dados secundários dos panoramas estatísticos anuais produzidos pela ABRELPE. Em linhas gerais, os resultados do estudo evidenciam que a situação do lixo está longe de se resolver, principalmente com relação a sua destinação final. Em 2021, mais da metade dos municípios do Brasil (50,7%), equivalente a 2.826 localidades, ainda faziam a destinação inadequada do lixo, sendo a situação mais grave nos municípios das regiões Norte (78,7%) e Nordeste (71,3%), seguidos pelos do Centro-Oeste (62,5%), Sudeste (46,8%) e Sul (10,1%). Além disso, constatou-se que a quantidade produzida de lixo continua crescendo anualmente no século XXI e o reaproveitamento está abaixo das metas estabelecidas após a promulgação da PNRS. Portanto, corroborando os achados da CGU (2023) e de Magera (2012), conclui-se que a reciclagem no Brasil está longe de ser universalizada. Tais evidências sinalizam para a necessidade de ampliação e aprimoramento das políticas governamentais implementadas, visando reduzir os impactos ambientais e ampliar os benefícios socioeconômicos da gestão e gerenciamento sustentável do lixo urbano no território brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emanoela Carneiro Nunes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Graduada em Economia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN/Campus de Assú). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional e Urbana.

Joacir Rufino de Aquino, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Economista filiado ao CORECON-RN, graduado em Economia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2000) e Mestre em Economia Rural e Regional pela Universidade Federal de Campina Grande (2003). Atualmente é Professor Adjunto IV na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Campus de Assú) e Sócio-Efetivo da Academia Assuense de Letras (AAL). Foi agraciado com o Tí­tulo de Economista do Ano 2016 pelo CORECON/RN, é Representante Regional da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER) no Nordeste (Gestões 2017-2019; 2019-2021) e Associado do Centro Internacional Celso Furtado de Polí­ticas para o Desenvolvimento. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Rural e Regional, atuando nos seguintes temas: agricultura familiar e desenvolvimento rural, avaliação de polí­ticas públicas, financiamento rural, polí­ticas sociais para o campo, pobreza rural e meios de vida (rural livelihoods), economia do Nordeste semiárido, desenvolvimento econômico e meio ambiente, socioeconomia do Rio Grande do Norte e da microrregião do Vale do Açu. Participa, como pesquisador, dos seguintes grupos de pesquisa: Gestão do Território e Desenvolvimento Regional (UERN), Desenvolvimento Regional: agricultura e petróleo (UERN), Laboratório de Estudos Rurais (UFRN) e Grupo de Estudos e Pesquisas Agricultura, Alimentação e Desenvolvimento (GEPAD) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Raimundo Inácio da Silva Filho, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Bacharel em Ciências Econômicas (UFRN), Licenciatura em Geografia (Centro Universitário ETEP), Especialista em Gestão da Qualidade Total (UFRN), Mestre em Geografia (UFRN) e Doutor em Geografia (UFPE). É professor Adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), lotado no Departamento de Geografia (DGE), Campus Avançado de Assú (CAA). Exerceu a chefia do Departamento de Economia (2009-2011), a coordenação do curso de Geografia (2012-2014), a diretoria da 11ª Diretoria Regional de Educação do Rio Grande do Norte - DIREC (2015) e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Assú - SEMEC (2016). Foi membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu - CBH-PPA (2013-2017). Recebeu as homenagens Economista do Ano 2018 (Conselho Regional de Economia, 2019) e do XXI Encontro de Geografia do Rio Grande do Norte - EGEORN (Comissão Organizadora, 2021). Atuou como conselheiro titular do Conselho Regional de Economia - CORECON/RN - 19ª Região (2014-2019). Exerceu a chefia do Departamento de Geografia (2018-2020). Foi coordenador do Doutorado Interinstitucional em Geografia - DINTER/UFRN/UERN (2021-2022). Atualmente é diretor do Campus Avançado de Assú - CAA (2022-2026). É membro titular (Primeiro Secretário) do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Piancó-Piranhas-Açu - CBH-PPA (2022-2026) e do Conselho Estadual de Recursos Hídricos - CONERH/RN. Integra os grupos de pesquisas Gestão do Território e Desenvolvimento Regional (UERN) e Ambiente e Sociedade (UERN). 

Maurício Miranda, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Mestre em Administração (Área de Políticas Públicas) e graduação em Ciências Econômicas, ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001 e 1996, respectivamente). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Organizações Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: geração de renda e emprego, desenvolvimento, crescimento, organizações autogestionárias e gestão pública. Atua também como Analista Judiciário do Tribunal de Justiça do RN, lotado na Comarca de Ipanguaçu/RN.

Downloads

Publicado

01-03-2024

Como Citar

NUNES, E. C.; AQUINO, J. R. de .; SILVA FILHO, R. I. da .; MIRANDA, M. ANÁLISE DA PRODUÇÃO, GESTÃO E GERENCIAMENTO DO LIXO URBANO NO BRASIL E SUAS REGIÕES (2009-2021). Revista GeoInterações, [S. l.], v. 8, n. 1, 2024. DOI: 10.59776/2526-3889.2024.5483. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RGI/article/view/5483. Acesso em: 20 jan. 2025.