AGRICULTURA FAMILIAR NO VALE DO AÇU (RN):

UMA CARACTERIZAÇÃO A PARTIR DO CENSO AGROPECUÁRIO 2017

Autores

  • Joacir Rufino de Aquino Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) http://orcid.org/0000-0003-0772-7141
  • Ionara Jane de Araújo
  • Emanoela Carneiro Nunes
  • Marta Aurélia Dantas de Lacerda

DOI:

https://doi.org/10.59776/2526-3889.2023.4977

Palavras-chave:

Agricultura Familiar, Censo Agropecuário 2017, Vale do Açu

Resumo

O objetivo deste artigo é dimensionar e traçar o perfil socioeconômico da agricultura familiar na microrregião do Vale do Açu, Rio Grande do Norte, Brasil. Para tanto, foi utilizado como referência os dados do Censo Agropecuário 2017 do IBGE publicados no final do ano de 2019. O estudo evidencia que a agricultura familiar é o segmento numericamente mais expressivo no meio rural da microrregião açuense, desempenhando um papel importante na produção de alimentos básicos. Todavia, a concentração fundiária prevalecente e algumas características dos responsáveis pelos estabelecimentos apontam para fragilidades sociais e produtivas, como o baixo padrão tecnológico entre os produtores. Em vista disso, a sobrevivência do referido segmento apresenta ainda forte dependência de receitas externas de aposentadorias, pensões e outros tipos de transferências sociais, sinalizando a necessidade de incrementar políticas públicas de desenvolvimento rural para ampliar sua capacidade de geração de ocupação e renda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joacir Rufino de Aquino, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Economista filiado ao CORECON-RN, graduado em Economia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2000) e Mestre em Economia Rural e Regional pela Universidade Federal de Campina Grande (2003). Atualmente é Professor Adjunto IV na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Campus de Assú) e Sócio-Efetivo da Academia Assuense de Letras (AAL). Foi agraciado com o Tí­tulo de Economista do Ano 2016 pelo CORECON/RN, é Representante Regional da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER) no Nordeste (Gestões 2017-2019; 2019-2021) e Associado do Centro Internacional Celso Furtado de Polí­ticas para o Desenvolvimento. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Rural e Regional, atuando nos seguintes temas: agricultura familiar e desenvolvimento rural, avaliação de polí­ticas públicas, financiamento rural, polí­ticas sociais para o campo, pobreza rural e meios de vida (rural livelihoods), economia do Nordeste semiárido, desenvolvimento econômico e meio ambiente, socioeconomia do Rio Grande do Norte e da microrregião do Vale do Açu. Participa, como pesquisador, dos seguintes grupos de pesquisa: Gestão do Território e Desenvolvimento Regional (UERN), Desenvolvimento Regional: agricultura e petróleo (UERN), Laboratório de Estudos Rurais (UFRN) e Grupo de Estudos e Pesquisas Agricultura, Alimentação e Desenvolvimento (GEPAD) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

01-11-2023

Como Citar

AQUINO, J. R. de .; ARAÚJO, I. J. de .; NUNES, E. C.; LACERDA, M. A. D. de. AGRICULTURA FAMILIAR NO VALE DO AÇU (RN):: UMA CARACTERIZAÇÃO A PARTIR DO CENSO AGROPECUÁRIO 2017. Revista GeoInterações, [S. l.], v. 7, n. 1, 2023. DOI: 10.59776/2526-3889.2023.4977. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RGI/article/view/4977. Acesso em: 30 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)