A IMPORTÂNCIA DAS INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS NA PRÁTICA DOCENTE

UM OLHAR A PARTIR DO PIBID GEOGRAFIA/UERN-ASSÚ

Autores

  • Anderson Jorge Fernandes da Silva UERN
  • Jordão Soares Ferreira UERN
  • Viniery Cavalcante Barros UERN
  • Jefferson Ewerton Cruz UERN
  • Jeyson Ferreira Silva de Lima UERN
  • Francisca Elizonete de Souza Lima UERN

Palavras-chave:

Geografia. PIBID. Ensino-aprendizagem.

Resumo

O presente trabalho é fruto de reflexões sobre as práticas no ensino, no tocante ao processo de ensino-aprendizagem da Geografia como disciplina escolar. Partimos da premissa que, no dia a dia na sala de aula, o ensino da Geografia deve possibilitar a construção do saber crí­tico sobre o espaço geográfico de forma que sua compreensão seja mais interativa e prazerosa. Assim, o trabalho tem como objetivo geral refletir sobre a importância das intervenções pedagógicas na prática docente a partir do sub-projeto PIBID em Geografia do Campus Avançado de Assú – CAWSL, como especí­ficos, compreender o PIBID enquanto importante programa para a formação docente; apresentar a execução de uma intervenção pedagógica  realizada em uma escola pública da cidade de Assú/RN e perceber a contribuição dessa atividade, tanto para a escola, como para os alunos e professores em processo de formação. Com isso, o percurso metodológico do trabalho tem como etapa inicial uma revisão bibliográfica sobre a temática, em seguida, o relato de uma gincana realizada na Escola Estadual Marcos Alberto de Sá leitão pelos alunos bolsistas em parceria com a professora da disciplina de Geografia e os alunos do 6º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental II. Diante disso, com a concretização da intervenção, enunciamos que a participação dos alunos da escola e a interação dos professores na atividade, veio a possibilitar a esses sujeitos significativa aprendizagem, ativa de colaboração e interação e em especial, para os alunos do PIBID enquanto organizadores e participantes das atividades de forma a contribuir para nossa futura prática docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

02-12-2020

Como Citar

SILVA, A. J. F. da; FERREIRA, J. S.; BARROS, V. C.; CRUZ, J. E.; LIMA, J. F. S. de; LIMA, F. E. de S. A IMPORTÂNCIA DAS INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS NA PRÁTICA DOCENTE: UM OLHAR A PARTIR DO PIBID GEOGRAFIA/UERN-ASSÚ. Revista GeoInterações, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 34–50, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RGI/article/view/2698. Acesso em: 4 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.