METODOLOGIAS ATIVAS A PARTIR DE JOGOS DIDÁTICOS:

UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E UMA PROPOSTA METODOLÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

  • Lucas Matheus Garcia Tôrres Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Maria Jose Costa Fernandes Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/ Professora adjunta
  • Raimundo Audei Henrique Junior Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Efraim de Alcântara Matos Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará/ Professor

Palavras-chave:

Geografia, ensino-aprendizagem, metodologia ativa, jogo

Resumo

Refletir sobre as práticas pedagógicas na Geografia é uma das vias interessantes para o entendimento das particularidades da produção do conhecimento geográfico e da emergência de áreas de estudo na disciplina. O ensino da Geografia carece cada vez mais de se adaptar às novas formas de ensino-aprendizagem, no sentido de fazer o discente verdadeiramente se interessar pelo assunto trabalhado em aula por parte dos docentes. Desse modo, o estudo objetivou realizar uma revisão bibliográfica sobre metodologias ativas e jogos de cunho didático pedagógico que auxiliem o processo de ensino aprendizagem na Geografia. Além disso, elaborou-se um jogo didático como proposta metodológica visando despertar uma aprendizagem lúdica e crítica da ciência geográfica. Diante da discussão percebe-se que a educação passa por um período de transformação, no qual objetiva uma a inovação, visando uma melhor qualidade no ensino e também que, a metodologia ativa proposta irá, possivelmente, ajudar na construção de um conhecimento satisfatório e eficaz do espaço geográfico, auxiliando e melhorando o processo de ensino e aprendizagem da Geografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Matheus Garcia Tôrres, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Licenciado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2021) e mestrando em Ciências Naturais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais - PPGCN da UERN.

Maria Jose Costa Fernandes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/ Professora adjunta

Doutora em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora do Departamento de Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Raimundo Audei Henrique Junior, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2021) e mestrando em Ciências Naturais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais - PPGCN da UERN.

Efraim de Alcântara Matos, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará/ Professor

Licenciado em Matemática e professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Mestre em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2022). Doutorando em Rede em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará - UFC.

Downloads

Publicado

22-12-2022

Como Citar

TÔRRES, L. M. G.; FERNANDES, M. J. C.; JUNIOR, R. A. H. .; MATOS, E. de A. METODOLOGIAS ATIVAS A PARTIR DE JOGOS DIDÁTICOS:: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E UMA PROPOSTA METODOLÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA. Revista GeoInterações, [S. l.], v. 6, n. 1, 2022. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RGI/article/view/4321. Acesso em: 4 dez. 2024.