METODOLOGIAS ATIVAS A PARTIR DE JOGOS DIDÁTICOS:
UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E UMA PROPOSTA METODOLÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Palavras-chave:
Geografia, ensino-aprendizagem, metodologia ativa, jogoResumo
Refletir sobre as práticas pedagógicas na Geografia é uma das vias interessantes para o entendimento das particularidades da produção do conhecimento geográfico e da emergência de áreas de estudo na disciplina. O ensino da Geografia carece cada vez mais de se adaptar às novas formas de ensino-aprendizagem, no sentido de fazer o discente verdadeiramente se interessar pelo assunto trabalhado em aula por parte dos docentes. Desse modo, o estudo objetivou realizar uma revisão bibliográfica sobre metodologias ativas e jogos de cunho didático pedagógico que auxiliem o processo de ensino aprendizagem na Geografia. Além disso, elaborou-se um jogo didático como proposta metodológica visando despertar uma aprendizagem lúdica e crítica da ciência geográfica. Diante da discussão percebe-se que a educação passa por um período de transformação, no qual objetiva uma a inovação, visando uma melhor qualidade no ensino e também que, a metodologia ativa proposta irá, possivelmente, ajudar na construção de um conhecimento satisfatório e eficaz do espaço geográfico, auxiliando e melhorando o processo de ensino e aprendizagem da Geografia.